Programa Jovem Tech chega à fase final de seleção dos candidatos

Quase 3 mil jovens recém-formados no Ensino Médio em escolas públicas do Estado ou instituições vinculadas a entidades sem fins lucrativos se inscreveram para a capacitação

Fonte: Com informações da assessoria
Mais de 100 candidatos foram escolhidos para a fase de seleção presencial (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Nesta segunda-feira (4), foi realizada a última etapa do processo seletivo do Jovem Tech, parceria do Governo do Maranhão, por meio do Porto do Itaqui e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), e do Grupo Mateus para formação de programadores maranhenses. Quase 3 mil jovens recém-formados no Ensino Médio em escolas públicas do Estado ou instituições vinculadas a entidades sem fins lucrativos se inscreveram para a capacitação. Destes, 131 candidatos foram escolhidos para a fase de seleção presencial no espaço Black Swan.

O processo seletivo dos jovens que receberão capacitação pelos próximos seis meses para inserção no mercado de tecnologia aconteceu em clima descontraído e com metodologias inovadoras. Divididos em grupos, os candidatos tiveram que resolver desafios em quatro estações de trabalho: duas desenvolvidas pelo Porto do Itaqui e duas, pelo grupo Mateus.

“Desde o início desta parceria inédita do Porto do Itaqui com o maior grupo de varejo do Norte e Nordeste, estamos combinando nossas melhores ferramentas de gestão pública e privada para um objetivo comum de formar mão de obra local especializada. Nessa seleção, mais uma vez estamos mostrando como um seletivo público pode ser inovador, utilizando dinâmicas da realidade dos dois grupos”, disse o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Porto do Itaqui, Gabriel Cassia.

Para a candidata Nargylla Cloviel, o seletivo surpreendeu positivamente. “Não foi nada do eu esperava. Eu esperava um clima tenso, mas está sendo bastante acolhedor. Está sendo bem interessante essa dinâmica e a minha expectativa está lá no alto”, disse.

Ao fim do seletivo, serão contabilizados os pontos de todos os participantes. Os 60 primeiros colocados farão parte da primeira turma e receberão bolsas mensais de R$ 1.500,00 reais. A partir do programa Jovem Tech, o Maranhão contará com 240 novos programadores em dois anos.

Fechar