Percurso dobrado e pista inédita. A última etapa do Maranhense de Rally Baja surpreendeu os competidores, que se depararam com 14 km de pista em um circuito inédito, montado na Arena Ilha Race. Além dos maranhenses, pilotos do Pará, Ceará e de São Paulo também participaram da competição, que consagrou os vencedores das três etapas dessa temporada.
As categorias em disputa foram motos e Utv´s. Cada categoria contou com subdivisões. A competição reuniu pilotos de várias regiões do Maranhão. Representando Imperatriz, Mario Rossi foi campeão da categoria UTV Start.
O Utv é a sigla em inglês para veículo utilitário multitarefa, uma mistura de carro e quadriciclo. E na categoria UTV, destaque também para a participação do Campeão Brasileiro, Kaique Bentivoglio. Nessa Etapa do Maranhense de Baja, ele foi campeão da categoria UTV Pró.
“Foi um prazer participar dessa etapa do Maranhense e conhecer essa turma que muito batalha pelo esporte off-road. Sempre acompanhamos de longe e foi muito legal ver esse trabalho de perto. Foi uma competição muito técnica, corri com um carro novo e consegui um bom resultado. A organização deu show na prova”, disse Kaique.
O pentacampeão do Rally dos Sertões e representante do Brasil no Rally Dakar, na categoria quadriciclos, piloto Marcelo Medeiros, também marcou presença na prova. Dessa vez, Marcelo competiu na categoria UTV. Ele explicou que utiliza as competições do ‘Baja Maranhense’ como forma de aprimorar a pilotagem para os eventos nacionais e internacionais. Marcelo Medeiros se prepara para correr a edição de nº 46 do Dakar, que será realizada de 5 a 19 de janeiro, no deserto da Arábia Saudita.
Diferente do Rally de Regularidade, quando os competidores precisam se preocupar com o tempo e planilhas, no Rally Baja o importante é acelerar fundo. Vence o piloto que tiver os melhores tempos no somatório das 4 voltas. É preciso ter domínio da máquina com técnica e sem perder a velocidade.
Tanto no grid das motos, quanto nos Utv´s destaque para a presença das mulheres que sempre aceleram muito, conquistando pódio. Na categoria moto feminina Natyle Sucata conquistou o tricampeonato. A única mulher competindo na categoria UTV, a paraense Melissa Matsunaga, também foi pódio – 3º lugar na categoria UTV Start.
Com o sucesso do Estadual do Rally Baja, a organização do Maranhão Rally já confirmou que para 2024, São Luís vai receber uma etapa do Brasileiro de Rally de Regularidade.
“Mais um ano realizando dois campeonatos: Rally de Regularidade e Rally Baja. Finalizamos o ano felizes, com todos os pilotos elogiando as competições. Nesta etapa do Baja, fizemos uma etapa maior. Ampliamos o percurso que tinha 6 km para 14 km. Foi um desafio a mais. Mas todos adoraram. E como plantamos uma semente, estamos colhendo os frutos. Ano que vem, vamos fazer mais quatro provas do Estadual de Baja. E ainda conseguimos sediar um grande evento que será a etapa do Brasileiro de Rally de Regularidade”, disse João Afro, diretor esportivo do Maranhão Rally.
A Etapa Final do Campeonato Maranhense de Rally Baja tem o patrocínio do Governo do Estado e Monster Energy, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao esporte.
CLASSIFICAÇÃO 3ª ETAPA CAMPEONATO MARANHENSE DE RALLY BAJA
MOTO FEMININA
1º – Natyle Sucata (MA)
2º – Ana Carolina Nunes (MA)
3º – Thais dos Santos Rodrigues (MA)
MOTO NACIONAL
1º – Guilherme Inox (MA)
MOTO E40
1º – Francivaldo Mascarenhas (MA)
2º – Márcio Sousa (MA)
2º – Geovando Melo (MA)
MOTO IMPORTADA
1º – Raul Lima (MA)
2º – Willame Pipokinha (MA)
3º – Junior Sucata (MA)
UTV PRÓ
1º – Kaique Bentivoglio (SP)
2º – Geraldo Filho (MA)
3º – Pedro Edson Bezerra (CE)
UTV TURBO
1º – Peterson (MA)
2º – Jânio Matsunaga (PA)
3º – Geraldo Filho (MA)
UTV START
1º – Mario Rossi (MA)
2º – Thiago Hachem (MA)
3º – Melissa Matsunaga (PA)
UTV MAX
1º – Antônio Ataíde (MA)
2º – Luiz Tarquinio (MA)