Porto do Itaqui comemora operação do milésimo navio em um mesmo ano

A embarcação responsável por essa marca é a Genco Bourgogne, com bandeira das Ilhas Marshall.

Fonte: Redação / Assessoria

O Porto do Itaqui comemorou, esta semana, a chegada do milésimo navio no ano de 2023, fato que acontece pela primeira vez em sua história. A embarcação responsável por essa marca é a Genco Bourgogne, que atracou no berço 101 às 03h30 da última terça-feira, 13.

Porto do Itaqui comemora operação
do milésimo navio em um mesmo
ano (Foto: Divulgação)

O Genco Bourgobne, com bandeira das Ilhas Marshall, chegou carregado de 19.800 toneladas de fertilizantes, evidenciando a eficácia logística do porto em um novo marco superado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

“Essa é uma conquista importante para o Porto do Itaqui e para o Maranhão. É um reconhecimento do trabalho que estamos realizando para tornar o porto cada vez mais competitivo e eficiente. Cada conquista dessa nos traz mais responsabilidade e a certeza de que somos, realmente uma das melhores soluções logísticas do país”, destacou o presidente do Porto, Gilberto Lins.

O Porto do Itaqui é um dos principais portos do Brasil e do Arco Norte. No ano passado, movimentou mais de 33 milhões de toneladas de carga. Já em 2023, a previsão é de superar mais de 36 milhões de toneladas movimentadas, e já se consolidou como um dos principais portos do país em movimentação de granéis líquidos e granéis sólidos.

Marco histórico

A milésima operação este ano, no Porto do Itaqui, é um novo marco para a EMAP. A empresa vem trabalhando para tornar o porto cada vez mais competitivo e eficiente; e essa conquista é considerada um reconhecimento desse esforço, um reflexo da eficiência logística.

O tempo médio de atracação no porto é de quatro dias e meio, o que é considerado um tempo competitivo no cenário nacional. Além disso, o Porto do Itaqui tem um sistema de controle operacional eficiente, que permite a gestão dos processos de forma integrada e segura. Essa sistematização contribui para a redução do tempo de espera dos navios e para a melhoria da produtividade do Porto.

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