Extração de minério de ferro guia maiores PIBs per capita do Brasil

Com produção de R$ 920.833,97 por habitante, Catas Altas (MG) é o município que representa o maior PIB per capita

Fonte: Da redação

Em 2021, as dez cidades com os maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) per capita, que representam a riqueza total dividida pelo número de habitantes, correspondiam a 2,8% do total da produção nacional de bens e serviços, englobando apenas 0,2% da população do Brasil. Estes dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (15).

Catas Altas (MG), com um PIB per capita de R$ 920.833,97, lidera a lista, impulsionada principalmente pela extração de minério de ferro. Outros municípios que se destacam devido à mineração são Canaã dos Carajás (PA), em segundo lugar, e São Gonçalo do Rio Abaixo, Itatiaiuçu e Conceição do Mato Dentro, todos em Minas Gerais, ocupando a terceira, quarta e sexta posições, respectivamente.

Paulínia (SP), na nona posição, se destaca pela indústria de refino de petróleo. Já Presidente Kennedy (ES), Maricá (RJ) e Saquarema (RJ), nas quinta, sétima e oitava posições, respectivamente, têm como destaque a extração de petróleo e gás.

Por fim, Campos de Júlio (MT), que figura na décima posição, tem seu desempenho econômico impulsionado pela atividade agropecuária, especialmente o cultivo de soja em grão e algodão herbáceo.

Fechar