O comércio varejista ampliado apresentou crescimento de 13,3% no acumulado de janeiro a outubro no Maranhão. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do maior crescimento entre os 26 estados e o Distrito Federal.
Quando comparado o resultado em relação ao mesmo período de 2022, os dados são ainda melhores, conforme a pesquisa, com crescimento de 19,5%.
“O excelente resultado é fruto de várias ações articuladas do nosso governo, como a priorização do pagamento antecipado dos servidores e os programas que resultam na geração de emprego e renda. É um excelente indicativo de que a economia do nosso estado está trilhando o caminho certo”, comemorou o governador Carlos Brandão, diante dos dados expressivos.
O varejo ampliado é referente a serviços voltados para material de construção, veículos, partes e peças automotivas, atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo.
VOLUME DE VENDAS
A pesquisa traz ainda o dado do volume de vendas do comércio varejista, que mostra o Maranhão com um avanço de 3,1% em outubro quando comparado ao mês anterior. O resultado também é o melhor do país.
Outro destaque é o comparativo com o mesmo período do ano passado, com um aumento de 10,1%, segundo maior do Brasil, atrás apenas de Tocantins (12,6%).
Os números refletem o momento econômico que o Maranhão vive, com políticas de incentivo fiscal, fomento ao empreendedorismo, vencimentos do funcionalismo público pagos em dia e políticas públicas de geração de emprego e renda, completou a gestão estadual.