O programa ‘Café com Notícias’, na TV Assembleia, recebeu o coordenador geral da ortopedia do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), Doutor Newton Gripp , que destacou os resultados alcançados pela unidade estadual, que é administrada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA).
Segundo Dr. Newton, recentemente, o HTO foi considerado um dos 100 melhores do Brasil. “Esse reconhecimento foi a coroação de um trabalho árduo de seis anos servindo a população maranhense e com o intuito de mostrar que o SUS funciona, e funciona muito bem”, afirmou.
Conforme o médico, no HTO o foco é sempre voltado para o bom atendimento, e, por meio de palestras e debates com os colaboradores, a direção do hospital vem implantando e reforçando o ideal de que o paciente merece atenção como se fosse alguém da família.
Atualmente, o hospital dispõe de 33 leitos e de uma equipe de mais de 300 servidores, já tendo recebido, ao longo dos anos, mais de 100 mil pacientes e realizado mais de 20 mil cirurgias.
Sobre a alta demanda do hospital, que atende a pacientes de todo o estado, Newton Gripp explicou: “Nós temos um fluxo de pacientes que obedece às regras do SUS e do Estado, e os pacientes internados são regulados pela regulação de leitos do Estado. E o que acontece frequentemente é que, quando o Estado abre uma unidade, pronta para atender a uma região, alguns prefeitos começam a descredenciar seus serviços e isso sobrecarrega o Estado”.
Para o futuro do hospital, Newton Gripp disse haver uma expectativa de ampliação, chegando a quase 50 leitos, além de seguir oferecendo um trabalho de excelência.