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Lamborghini de até US$ 345 mil bate recorde de vendas em 2023

Empresa superou alta inflação e crise do custo de vida no ano passado, atingindo vendas recordes. CEO elogia ‘marco histórico’

Fonte: The New York Times

A Lamborghini, montadora italiana de carros de luxo, alcançou novos patamares em 2023. Além de marcar seu sexagésimo aniversário, o ano também foi histórico para a marca em termos de vendas. A empresa teve uma demanda recorde no ano passado. As vendas ultrapassaram 10 mil – uma alta de 10% em relação a 2022 e a primeira vez que a marca atinge vendas de veículos de cinco dígitos.

— É um verdadeiro motivo de orgulho para toda a empresa ter ultrapassado a marca de 10 mil carros entregues. Desempenhar um papel na conquista deste marco para a Lamborghini é uma honra para mim — disse o presidente e CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, em comunicado na terça-feira.

Neymar e Vini Jr. , além dos rappers Djonga e Matuê são alguns dos famosos com Lamborghini na garagem. A empresa, que fabrica SUVs Urus e carros híbridos Revuelto, também é queridinha do jogador Alex Telles (que possui uma Urus, o mesmo carro do astro Cristiano Ronaldo).

Neymar, que ganhou R$ 8,9 milhões em carros por acerto com o Al-Hilal, optou por um modelo mais esportivo, o Lambo Huracán. O craque também já comprou anteriormente um Lamborghini Urus, em seu clássico tom amarelo patinho. Vini Jr. já fez aparições com sua Lamborghini Urus Performante, um SUV premium esportivo que custa R$ 4 milhões no Brasil.

O cearense Matuê possui uma Lamborghini Aventador no valor de cerca de R$ 2,8 milhões. O modelo, porém, saiu de cena no ano passado para dar lugar ao sucessor, o híbrido plug-in Revuelto. Já o rapper Djonga possui um Huracan Spyder, no valor de aproximadamente de R$ 3,5 milhões.

Sem crise em 2023

Em 2023, os países que registaram os maiores aumentos nas vendas foram os EUA, a Alemanha, a China e a Grã-Bretanha.

— Estou extremamente orgulhoso de anunciar que alcançamos outro marco histórico — disse Winkelmann, em uma postagem no LinkedIn após os resultados.

Os fortes lucros não são uma surpresa total para a empresa. Isso porque a Lamborghini tem visto a procura pelos seus automóveis top de linha aumentar constantemente ao longo dos anos. Quando anunciou os seus resultados semestrais com um aumento de receitas de 6,7% em relação ao ano anterior, Winkelmann disse que atingir a marca dos 10 mil era uma “meta viável” para 2023.

A produção da empresa aumentou nos últimos anos graças à procura constante dos seus carros Urus e Huracán – que custam de US$ 270 mil até US$ 345 mil, respectivamente.

Ferrari e Lamborghini em alta

A Lamborghini, de propriedade da Volkswagen, não é a única a se beneficiar do apetite por carros de luxo – sua concorrente italiana Ferrari obteve resultados recordes em 2022, com um salto de 18,5% nas remessas totais de automóveis, pouco acima de 13,2 mil.

Embora ainda não tenha divulgado seus resultados de 2023, a Ferrari viu um aumento na demanda por automóveis no terceiro trimestre e elevou sua projeção para o ano inteiro.

— A carteira de encomendas permanece nos níveis mais elevados, refletindo a forte procura em todas as geografias, cobrindo todo o ano de 2025 — disse o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, num comunicado em novembro, acrescentando que a “personalização” dos veículos foi um fator-chave de lucro no terceiro trimestre.

Sem queda no segmento de carros de luxo

Os ricos parecem continuar a alimentar o mercado de automóveis de luxo, ao mesmo tempo que outras partes da indústria de luxo estão a sofrer com a lentidão dos negócios e uma retração nos gastos. Veja a Burberry, por exemplo. Ela sofreu vendas fracas durante a maior parte de 2023 e, na semana passada, a empresa reduziu sua previsão de lucro para o ano inteiro como resultado disso.

Outro exemplo é a gigante francesa Louis Vuitton, considerada a líder da indústria do luxo, viu o seu crescimento das receitas perder força no último trimestre, apontando uma inversão da tendência de grandes gastos observada durante a pandemia. A holding, com sede em Paris, anunciará seus resultados anuais na próxima semana.

A Lamborghini, por sua vez, pode demorar alguns anos para ver uma queda em seus negócios – os carros modelo Revuelto estão esgotados até 2026. Por outro lado, há um conjunto diferente de desafios para enfrentar este ano, assim como as outras montadoras, no caso da eletrificação de veículos. A marca italiana pretende eletrificar todos os seus carros, que poderão ser uma versão híbrida ou totalmente elétrica, até ao final deste ano.

A montadora também começou a trabalhar no Lanzador, o seu primeiro modelo totalmente elétrico que deverá entrar em produção em 2028. Dado que os seus carros híbridos estão a apresentar fortes ganhos, o seu futuro rodeio nessa área poderá continuar a apresentar resultados saudáveis – ou pelo menos, o CEO parece otimista quanto a isso.

— Como sempre, não nos limitamos a objetivos individuais. Na verdade, estamos mais do que prontos para enfrentar novos desafios ainda mais emocionantes em 2024 — escreveu o chefe da Lamborghini, em post no LinkedIn, na terça-feira. Procurados, representantes da Lamborghini não retornaram ao pedido de comentário.

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