O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten, tomou medidas legais contra o empresário Alessandro Martins, que proferiu graves acusações contra o desembargador em sua conta pessoal no Instagram no último dia 9 de janeiro.
Nas postagens que motivaram o processo, o empresário insulta o desembargador de várias formas, chamando-o inclusive de “bandido e ladrão”. Velten ingressou com duas ações, uma cível e outra criminal, buscando uma indenização de R$100 mil, 20% em honorários advocatícios e as custas do processo fixadas em R$4.558,80.
Na petição inicial, o desembargador deixou claro seu posicionamento ao recusar qualquer possibilidade de audiência de conciliação. Diferentemente de buscar um simples pedido de desculpas ou retratação, Velten demonstra sua determinação em querer reparação integral diante das acusações feitas por Martins.
“Outra coisa que eu também descobri também no Maranhão, que o Paulo Velten, aquele safado daquele advogado, que não sei como assumiu o cargo de desembargador aqui no Maranhão, tanto Desembargador honesto o CNJ também está sendo enganado? Como é que afasta o desembargador Guerreiro que prendeu aquele Clodomir Paz desgraçado! O Desembargador Bayma que prendeu um monte de bandido aqui e deixa esse ladrão desse Paulo Velten, ladrão advogado que eu denunciei pro CNJ desde 2007. Vem me processar Paulo Velten, bandido, ladrão. Nem juiz tu foi como tu foi parar no Tribunal de Justiça? Ladrão, safado, tenho mais nada a perder tu já acabou com minha vida desgraçado”, disse Alessandro em vídeos publicados nas redes sociais.
Além do pedido de indenização, Velten deu mais um passo ao protocolar na Procuradoria de Justiça um pedido de abertura de investigação para apurar os crimes de injúria, difamação e calúnia supostamente praticados pelo empresário Alessandro Martins.
Em resposta às ações legais, Alessandro Martins, de maneira irônica, debochou publicamente da situação em sua conta no Instagram, anunciando que realizará a transferência do valor solicitado por meio do Pix.