O Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) de São Luís, pertencente à rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e administrado pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa), segue com ações que promovem melhorias contínuas e fortalecem o trabalho de excelência prestado à população.
Nesta quarta-feira, dia 17, ocorreu um treinamento de Sinais Vitais, ministrado pelo fisioterapeuta Paulo Bogir, que repassou aos colaboradores conhecimentos atualizados sobre frequência respiratória, frequência cardíaca, pressão Arterial e glicêmica.
O treinamento foi realizado em dois momentos; pela manhã, no auditório, e à tarde, setorial. O instrutor deu treinamento teórico e prático. Uma aula considerada didática e proveitosa por todos.
A ação trata-se de uma escala de alerta com base em um sistema de concessão de pontos dos padrões vitais e que tem como principal finalidade a identificação precoce do risco de piora clínica do paciente. Os pontos (scores, em inglês) consideram seis parâmetros: frequência respiratória, temperatura, pressão arterial sistólica, frequência cardíaca, nível de consciência e saturação.
A pontuação detectada determinará as ações da equipe multiprofissional para ajustes clínicos do paciente e vai garantir as intervenções necessárias, em tempo adequado.