Com o intuito de auxiliar a comunicação entre as equipes destinadas a ações em locais remotos e em que dificilmente há sinal de telefonia, o Sistema de Segurança Pública entregou à Polícia Civil do Maranhão quatro telefones de uso via satélite.
Os aparelhos são do modelo Iridium 9555, que foi especialmente desenvolvido para regiões remotas, onde telefones convencionais não possuem cobertura, como plantações, florestas e mares. O celular é portátil e de manuseio prático, funcionando em qualquer área externa.
Com os aparelhos, que foram adquiridos com recursos provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (FES), é possível enviar e receber ligações, SMS e e-mail de texto puro. O Iridium 9555 ainda pode ser conectado a antenas específicas que melhoram o sinal e possibilitam que ele seja utilizado em áreas cobertas e até mesmo em um carro em movimento.
Este tipo de telefone opera por meio da rede Iridium que consiste em 66 satélites de baixa órbita e que oferecem cobertura em todo o planeta, incluindo os polos, informou a pasta de Segurança.
“Temos um estado de dimensão continental, extenso, com áreas de difícil acesso e que não possuem cobertura de celular. Esses novos telefones, portanto, irão ampliar a eficiência dos policiais em operação de combate a todos os tipos de crime”, destaca o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva.
Os aparelhos serão utilizados pelas superintendências estaduais de Investigações Criminais (Seic), de Polícia Civil do Interior (SPCI), de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e de Repressão ao Narcotráfico (Senarc).