São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara são as primeiras cidades maranhenses que vão receber doses da vacina contra a dengue Qdenga. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25), pelo Ministério da Saúde. A imunização começa em fevereiro.
O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses. O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses – 5,2 milhões foram compradas do laboratório Takeda e 1,3 foram doadas.
No entanto, o público vacinado contra a doença vai ser menor, já que são necessárias duas aplicações para a imunização completa em uma janela de três meses. O volume é por limitação na capacidade de produção.
O Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos por estarem entre o público com maior número de internações pela doença.
Foram incluídos os municípios de grande porte – que são aqueles com mais de 100 mil habitantes – e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2. Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de “regiões de saúde”.