Fevereiro está quase chegando, e é nesse momento que muitos de nós começamos a perder o controle sobre as resoluções financeiras. De acordo com um estudo, 43% das pessoas abandonarão suas resoluções antes do final de janeiro.
Com os gastos das festas no retrovisor, é fácil voltar aos hábitos familiares. Mas a ótima coisa sobre metas financeiras é que você pode ver o impacto muito rapidamente, esteja você focado em reduzir os gastos, aumentar suas economias ou pagar dívidas.
Aqui estão 4 maneiras de manter essas resoluções financeiras em vigor, mesmo que você já tenha se desviado um pouco:
Pague seu cartão de crédito integralmente todo mês
Esta é a principal maneira de evitar dívidas e as altas taxas de juros que a acompanham.
Pagar seu cartão de crédito integralmente todo mês tem muitos benefícios. Como as taxas de juros do cartão de crédito estão tão altas agora, pagar o saldo integral do seu cartão de crédito a cada mês significa que você evita completamente essa cobrança.
Além de evitar dívidas, pagar seu cartão de crédito integralmente a cada mês ajuda a controlar seus gastos, pois você não gastará mais do que pode pagar confortavelmente se continuar com isso. Isso também pode impactar positivamente sua pontuação de crédito, já que a utilização do seu crédito será baixa.
Automatize seus pagamentos e economias
Usar o débito automático permite que você configure e esqueça, sem a tarefa de fazer pagamentos manualmente. Coloque todos os pagamentos e economias que puder no piloto automático para que você não precise pensar sobre cada mês.
Seja qual for seu objetivo, automatizar suas finanças é um passo na direção certa. Se você deseja se preparar para a aposentadoria, configurar contribuições automáticas significa que você pode maximizar seu plano de aposentadoria em vez de adicionar contribuições sempre que se lembrar.
Se você está pagando dívidas no cartão de crédito, o débito automático permite que você configure quanto pode pagar para essa dívida a cada mês.
Ajuste seu orçamento
Seu orçamento é um documento vivo e em movimento e deve ser tratado como tal. Isso significa atualizá-lo sempre que necessário.
Se uma nova despesa entra em sua vida ou sai dela, seu orçamento deve refletir essa mudança. Nova mensalidade da academia? Vai para o orçamento. Nova despesa de casa? Vai para o orçamento.
Analise seu orçamento e faça as alterações necessárias com base em seus objetivos e onde você está agora. Se você está constituindo seu fundo de emergência, adicione a categoria ao seu orçamento para que o dinheiro seja contabilizado, assim como qualquer outra conta que você tenha. Se você deseja economizar R$100 por mês para seu fundo de emergência, isso deve constar no seu orçamento.
Pague a si mesmo primeiro
Faça de suas metas financeiras uma prioridade máxima e pague a si mesmo primeiro. Para fazer isso, talvez você precise abrir mão de um jantar fora, deixar de sair no fim de semana com os amigos ou dispensar aquela promoção, mas é muito mais importante ter suas finanças em ordem.