Ouvidoria Nacional convoca audiência para tratar sobre a morte de Ana Caroline

Vítima teve orelhas, couro cabeludo e olhos arrancados, além da pele do rosto retirada.

Fonte: Redação

A Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão vai participar, no próximo dia 7, de uma audiência virtual convocada pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos para discutir o caso do brutal assassinato da jovem Ana Caroline Sousa Campelo, ocorrido na madrugada do dia 10 de dezembro de 2023, no município de Maranhãozinho.

Elizeu Carvalho foi preso por suspeita de matar a jovem Ana Caroline (Foto: Divulgação)

De acordo com a Polícia Militar do Maranhão, a jovem, que era lésbica, foi encontrada morta com a pele do rosto, couro cabeludo, olhos e orelhas retirados. No último dia 31, foi preso, em Maranhãozinho, Elizeu Carvalho de Castro, que é suspeito do assassinato.

Em ofício encaminhado à Ouvidoria do MPMA, Vinicius de Lara Ribas, ouvidor nacional de Direitos Humanos, explicou que a audiência tem o objetivo de discutir estratégias de enfrentamento à violência contra a população LGBTQIA+.

“Ressaltamos a importância de abordarmos medidas concretas que contribuam para a prevenção de futuros episódios semelhantes, bem como a necessidade de assegurar uma investigação rigorosa e transparente”, esclareceu.

Segundo a ouvidora em exercício do MPMA, procuradora de justiça Mariléa Campos dos Santos Costa, desde que tomou conhecimento do caso o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, determinou que fossem adotadas todas as providências necessárias pelos membros do Ministério Público para o acompanhamento das investigações.

No dia 22 de dezembro, o chefe do MPMA recebeu representantes de entidades representativas das mulheres, quando foram discutidos casos de violência contra as mulheres no Maranhão, em especial o da jovem Ana Caroline Sousa Campelo.

O promotor de justiça Felipe Boghossian, que responde pela Promotoria de Governador Nunes Freire, de cuja comarca Maranhãozinho é termo judiciário, informou que desde o dia do crime tem acompanhado com muita atenção o inquérito policial, que é presidido pelo delegado Murilo Tavares Pereira, titular da Delegacia de Homicídios da Capital.

No último dia 22 de janeiro, o membro do Ministério Público reuniu-se com familiares e com a companheira da vítima, e colocou a instituição à disposição para colaborar com assistência social e psicológica que fosse necessária.

PRISÃO DO SUSPEITO

Foi preso por policiais civis, na última quarta-feira (31), o homem apontado como principal suspeito de assassinar com requintes e crueldade a jovem Ana Caroline Sousa Campêlo. A vítima teve o couro cabeludo, olhos e orelhas arrancados, além da pele do rosto retirada.

Contra Elizeu Carvalho de Castro, de 32 anos, natural do Ceará, havia um mandado de prisão temporária expedido. Ele foi capturado na zona rural do município de Centro do Guilherme, e, em depoimento na delegacia de Governador Nunes Freira, para onde foi levado, afirmou ser o homem de camisa branca pilotando uma moto, logo após a vítima passar em sua bicicleta, mas negou o crime. Ambos foram flagrados em imagens de uma câmera de segurança algumas horas antes de Ana Caroline ser encontrada morta.

De acordo com o delegado Jeffrey Furtado, da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), que investiga o caso, testemunhas também relataram que a vítima foi interceptada cerca de um quarteirão de casa, e que no local ocorreu uma discussão.

“Pessoas que moram nas redondezas escutaram a discussão e as possíveis agressões. Em seguida, também, viram saindo do local uma pessoa trajando camisa branca com boné e em uma moto escura, levando na garupa uma moça. A gente acredita, pelas imagens que tem e pela descrição, que é a mesma motocicleta que minutos antes foi vista seguindo a vítima”, explicou, ressaltando que Elizeu foi reconhecido por testemunhas.

O delegado destacou que o suspeito e a jovem moravam perto um do outro, e ele era funcionário de um posto de combustível, localizado perto de outro, no qual Ana Caroline começou a trabalhar também.

RELEMBRE O CRIME

Na manhã do dia 10 de dezembro de 2023, Ana Caroline Sousa Campêlo, de 21 anos, foi encontrada morta no povoado Cachimbos, na zona rural da cidade de Maranhãozinho. Ela teve orelha, couro cabeludo e olhos arrancados, além da pele do rosto retirada.

A vítima, que havia se mudado há alguns meses para morar com a namorada, desapareceu durante a madrugada, após deixar o trabalho em um posto de combustível.

No começo de janeiro, o corpo da jovem foi exumado para exames e a polícia aguarda o resultado dos laudos para determinar a causa da morte. Segundo as investigações, há suspeita de que a vítima possa ter sofrido violência sexual.

Fechar