Nessa quarta-feira (7), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí (FICCO-PI) iniciou a Operação LED, visando cumprir 12 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão. O objetivo principal é desarticular um grupo suspeito de envolvimento em crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas.
A operação foi realizada nas cidades de Luís Correia (PI), Maracanaú (CE), São Luís (MA), Itaquaquecetuba (SP) e Guajará-Mirim (RO). Na capital maranhense, a ação contou com o apoio da Superintendência da Polícia Federal do Maranhão.
De acordo informações da Força Integrada, a investigação revelou que os lucros provenientes do tráfico de drogas eram submetidos a uma série de transações financeiras, incluindo depósitos, transferências e saques, utilizando tanto contas bancárias dos próprios investigados quanto de terceiros.
Este ciclo de movimentações tinha como objetivo final o retorno do dinheiro à facção criminosa, que o utilizava para honrar pagamentos a fornecedores na fronteira.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí é uma coalizão que envolve a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal daquele estado.