O jogador com mais participações em gols na atual Champions League é maranhense, natural de Barra do Corda e que, também, possui cidadania portuguesa. Trata-se de Wenderson Galeno, de 26 anos, que, nessa quarta-feira, 21, garantiu vitória por 1 a 0 do Porto sobre o Arsenal, nas oitavas de final da competição. Ele se colocou entre os artilheiros da atual edição do torneio europeu.
Galeno chegou a cinco gols marcados – mesmo número de Haaland, Hojlund, Griezmann e Morata – e ainda tem quatro assistências na atual edição da Champions. Com nove participações, ele está à frente de Haaland e Mbappé no ranking de performance da Uefa. .
Participações em gols na Champions League 2023/24:
Galeno (Porto) – 9 (5 gols e 4 assistências)
Bellingham (Real Madrid) – 7 (4 gols e 3 assistências)
Harry Kane (Bayern de Munique) – 7 (4 gols e 3 assistências)
Foden (Manchester City) – 7 (4 gols e 3 assistências)
Saka (Arsenal) – 7 (3 gols e 4 assistências)
As nove participações na competição continental correspondem a 50% dos gols e assistências totais de Galeno na temporada. O bom desempenho do camisa 13, destro que atua pelo lado esquerdo do campo, fez com que o maranhense ganhasse dos companheiros do Porto o apelido de “senhor Champions”.
“Eu trabalho para todas as competições, mas essa acaba por ser um pouco especial. A equipe toda brinca com isso de “senhor Champions”. Agora é comemorar essa vitória, está todo mundo de parabéns”, ressaltou Galeno, em entrevista à TNT Sports.
Apesar de ter nascido no Maranhão, Galeno não atuou no futebol local, e jogou pouco no Brasil. Fez base no Trindade e ainda vestiu a camisa do Grêmio Anápolis, ambos de Goiás, antes de ser contratado para o Porto B.
Já em Portugal, foi emprestado para Portimonense e Rio Ave antes de transferir-se para o Braga. O bom desempenho entre 2019 e 2021 fez com que o Porto acertasse seu retorno, com contrato atual firmado até 2028.
Segundo dados do Transfermarkt, Galeno foi vendido pelo Porto ao Braga por 3,5 milhões de euros. Em 2022, foi recontratado por 9,9 milhões (R$ 59,4 milhões na cotação da época). Durante a passagem pelo Braga, obteve cidadania portuguesa, o que ainda permite que defende a seleção do país.
Galeno pelo Porto:
107 jogos
78 vitórias
15 empates
14 derrotas
26 gols
5 títulos