O navio mercante Forte de São Felipe, de bandeira brasileira e com 229 metros de comprimento, finalmente atracou no Porto da Alumar na noite desta quinta-feira (22), após passar seis dias encalhado na Baía de São Marcos, em São Luís. A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA).
Segundo a Capitania dos Portos, o navio Forte de São Felipe flutuou por cerca de 30 minutos antes da preamar, que é a maré de maior altura prevista para o dia. Após esse período, a embarcação demonstrou condições seguras de navegação e seguiu para a atracação no Porto da Alumar.
“A situação foi prontamente resolvida sem a necessidade de utilizar o plano de desencalhe apresentado pela empresa de assistência e salvamento”, afirma a nota divulgada pela Capitania dos Portos.
Para que o navio Forte de São Felipe seja liberado para operação normal nos mares, a Sociedade Classificadora, entidade responsável por garantir a segurança, confiabilidade e conformidade das embarcações, precisará realizar uma inspeção na embarcação e emitir um parecer confirmando que ela está em condições seguras para navegação.
A Capitania dos Portos também destaca que um Inquérito Administrativo está em andamento para investigar as causas do encalhe do navio Forte de São Felipe, o que temporariamente impede a continuidade de sua operação normal.