A empresa responsável pela renomada marca de copos Stanley está enfrentando processos judiciais nos Estados Unidos, acusada de não informar que seus produtos contêm chumbo.
O assunto viralizou nas redes sociais depois que uma mulher realizou um teste caseiro que detectou o metal pesado nos produtos, e a empresa confirmou publicamente as suspeitas.
De acordo com o Huffpost, há pelo menos três ações judiciais contra a empresa, sendo uma no início de fevereiro e duas na semana passada. A Pacific Market International (PMI), que adquiriu a Stanley em 2002, afirmou que o material de vedação estava revestido com uma camada de aço inoxidável, o que tornaria o chumbo inacessível aos consumidores. No entanto, os consumidores argumentam que o aviso só foi feito após o assunto viralizar nas redes sociais.
“O principal mercado-alvo da PMI são mulheres profissionais jovens em idade fértil, como as quatro autoras identificadas que apresentaram esta queixa. A PMI gasta grandes quantias para alcançar este mercado, pagando influenciadores para promover os copos Stanley como produtos seguros e duráveis”, afirma um processo movido por mulheres da Califórnia.
As ações também alegam que, com danos ou uso regular, o selo de vácuo poderia se romper e expor os consumidores ao chumbo. Uma ação movida por uma mulher de Nevada declarou que a garantia da PMI “é provavelmente enganosa para os consumidores razoáveis, já que não informa sobre o potencial de danos ao selo de vácuo e não divulga a quantidade de chumbo presente em cada copo tumbler”.
Um terceiro processo, movido por uma mulher na Califórnia, alega que a PMI “promove e vende os copos Stanley aos consumidores com a garantia de que podem ser utilizados durante atividades (como caminhadas e escaladas) onde um consumidor poderia cair e/ou danificar os copos Stanley”.
Em nota, a fabricante confirmou que os copos Stanley têm chumbo em sua composição. O metal é utilizado para vedar a base do do copo, mas, segundo a empresa, está protegido por um revestimento de aço inoxidável que impede o contato direto com o consumidor.
“A Stanley esclarece que não há chumbo em parte alguma da superfície de seus produtos que entre em contato com o consumidor, ou com líquidos e alimentos que estejam sendo consumidos. A marca utiliza um processo de fabricação que segue o padrão global da indústria para realizar o selamento na parede externa e garantir o isolamento a vácuo. Este material de vedação inclui uma parcela de chumbo em sua composição. No entanto, uma vez selada, esta área é coberta por uma camada não removível de aço inoxidável, tornando-a inacessível aos consumidores.”