Mais um importante passo para a Indústria Naval do estado do Maranhão foi dado nesta quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024. Os estaleiros Internacional Marítima e Bate Vento, pertencentes a Holding Cantanhede Participações, apresentaram o BV Catamarã Ferry, primeira embarcação com características pioneiras produzida em território maranhense. O evento de lançamento, realizado no Píer Massari (Ponta D’areia) contou com a presença de autoridades, agentes do setor e imprensa.
Com investimentos de R$ 6,5 milhões, a embarcação, a maior já fabricada no Maranhão, tem 24,6 metros de comprimento, Boca Total de 8 metros e Calado (parte que fica submersa) de 1,4 metros, e foi construída em composite de espuma PVC e fibra de vidro, o que lhe confere muita resistência e dinâmica.
Com uma potência, associada ao seu design diferenciado, a embarcação garante muita agilidade para o transporte de até 230 passageiros. De acordo com as empresas que assinaram o projeto, as peças utilizadas na fabricação – de qualidade superior, permitem mais leveza e resistência, quesitos fundamentais para que a embarcação tenha excelente velocidade, ou seja, com sua alta performance, ela pode, por exemplo, navegar de São Luís para Alcântara em até 35 minutos no máximo, o que é menos da metade que se gasta com os ferrys atuais. Sobre a mão-de-obra local, aproximadamente 500 colaboradores estiveram envolvidos direta e indiretamente no projeto.
“Este tipo transporte já é utilizado em outras travessias em vários pontos do mundo, inclusive no estado do Rio de Janeiro. No entanto, em travessias no Nordeste, com esta capacidade e performance será pioneira. Para a nossa empresa, o BV Catamarã Ferry é um marco de inovação e sustentabilidade, mostra que estamos, cada vez mais, preparados para um futuro mais competitivo e promissor, produzindo embarcações que atingem um padrão internacional”, observou Luiz Carlos Cantanhede, da Internacional Marítima, empresa fundada há quase 50 anos no Maranhão e que, atualmente, opera em mais 6 estados no Brasil.
O BV Catamarã Ferry, é uma embarcação que possui características sustentáveis, toda a alimentação de energia, de iluminação, bombas e ar-condicionado do comando são provenientes de energia solar. De acordo com o sócio e Diretor da Bate Vento, Sergio Martins Marques, a embarcação possui 16 painéis solares de 260w/cada. “Hoje apresentamos um casamento perfeito daquilo que de melhor a Indústria Naval de nosso estado pode oferecer”, explicou o empresário.
Após o lançamento oficial no mercado maranhense, o BV Catamarã Ferry segue para Salvador, onde irá operar na Baía de Todos os Santos atendendo as demandas do Governo do Estado da Bahia. Outro modelo com essas mesmas características está sendo finalizado ainda neste semestre. Há possibilidades de operação aqui no Maranhão, o que pode garantir um salto de qualidade ao transporte hidroviário em nosso estado e movimentar setores, como do Turismo, fomentando muito mais a nossa economia.