Presidente da Petrobras garante que bacias de Barreirinhas e PA-MA são prioridade na exploração da Margem Equatorial

Existe a possibilidade da prospecção de reservas de petróleo e gás estimadas em 20 a 30 bilhões de barris de petróleo.

Fonte: Redação / Assessoria
O governador Carlos Brandão e o presidente da Gasmar, Allan Kardec, reuniram-se com o presidente da Petrobras, Jean Paul
Prates (Foto: Reprodução)

O governador Carlos Brandão, acompanhado do presidente da Gasmar, Allan Kardec Duailibe, esteve nesta semana na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, em reunião reservada com o presidente da estatal, Jean Paul Prates.

Durante o encontro, Prates garantiu que as bacias de Barreirinhas e Pará-Maranhão serão prioridade para a Petrobras na exploração da Margem Equatorial. Duailibe, que é ex-presidente da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), apresentou ao governador estudos inéditos sobre o potencial das bacias de petróleo e gás do estado: um “combustível” para melhores oportunidades de desenvolvimento à população maranhense.

Em todas as avaliações e prospecções em torno do potencial petrolífero e de gás no estado, as projeções são as mais favoráveis. No mais recente estudo, realizado pelos geólogos brasileiros Pedro Zalán, CEO da ZAG Consultoria em Exploração de Petróleo; Roberto Juncken, líder de exploração da prestadora de serviços sísmicos CGG e pelo próprio presidente da Gasmar, foram identificados mais de 100 indícios favoráveis de acumulação de petróleo e gás na Bacia de Barreirinhas.

Existe a possibilidade de prospecção de reservas de petróleo e gás estimadas em 20 a 30 bilhões de barris de petróleo.

“Esta é uma das maiores oportunidades de desenvolvimento ao Maranhão das últimas décadas. A disposição favorável da maior companhia petrolífera da América Latina em investir na busca, pela já apontada derradeira reserva de petróleo do Brasil, não pode ser desperdiçada por um governo que prioriza o desenvolvimento socioeconômico. O Maranhão não pode ficar a ver a navios. Navios sim, mas que sejam para transporte das plataformas para extração do ‘ouro negro’ em nosso litoral”, pontuou Allan Kardec.

Fechar