“Caixa-preta” do transporte coletivo de São Luís passará por fiscalização nesta segunda, 4

O equipamento registra a velocidade que o veículo transita e quando e por quanto tempo rodou.

Fonte: Redação / Assessoria

Foto: Ilustração

Com objetivo de garantir a segurança dos usuários do transporte coletivo da capital, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) anunciou que vai realizar, nesta segunda-feira, 4, operação de fiscalização dos aparelhos de cronotacógrafos dos ônibus urbanos de São Luís. A ação acontecerá nos terminais de integração da capital.

O cronotacógrafo é a “caixa preta” dos veículos de transporte de passageiros, e o seu uso é obrigatório, conforme o Inmeq.

O equipamento registra a velocidade que o veículo transita e quando e por quanto tempo rodou. Em caso de acidentes ou para acompanhamento de como o motorista fez o trajeto, o cronotacógrafo precisa estar verificado e em funcionamento para que dúvidas possam ser esclarecidas pela perícia.

Por exemplo, em um acidente de trânsito, é possível ver a velocidade que o condutor vinha desempenhando durante todo o trajeto até o momento do sinistro.

Outro fato em que o cronotacógrafo auxilia é na comprovação se o veículo realmente está saindo da garagem e prestando o serviço à população conforme contratado.

Fechar