Um piloto e um copiloto dormiram em pleno voo, por quase 30 minutos. O caso aconteceu com um avião da Batik Air na Indonésia
O incidente, ocorrido em janeiro, fez com que a dupla na cabine fechasse os olhos, enquanto a aeronave se desviava da rota planejada – algo que poderia ter levado a um desastre fatal para todos os 153 passageiros a bordo.
É vital que os pilotos mantenham uma aeronave na trajetória de voo correta, pois ela é cuidadosamente mapeada pelos controladores de tráfego aéreo para garantir que o avião não cruze a trajetória de nenhuma outra aeronave.
O avião voava do sudeste de Sulawesi para a capital Jacarta.
Foi relatado que um dos pilotos não havia descansado adequadamente na noite anterior ao voo.
Cerca de meia hora depois da decolagem do avião, o capitão pediu permissão ao seu segundo em comando para descansar um pouco e ele disse que sim.
O copiloto assumiu o comando da aeronave, mas depois adormeceu.
Poucos minutos após a última transmissão registrada pelo copiloto, o centro de controle de área de Jacarta tentou entrar em contato com a aeronave.
Não recebeu resposta.
Vinte e oito minutos após a última transmissão gravada, o piloto acordou e percebeu que seu copiloto estava dormindo e que a aeronave não estava na trajetória de voo correta.
Ele imediatamente acordou seu colega, respondeu às ligações de Jacarta e corrigiu a trajetória do voo, disse o relatório.
O incidente resultou em uma série de erros de navegação, mas os 153 passageiros e quatro comissários do Airbus A320 saíram ilesos durante o voo de duas horas e 35 minutos.
O ministério dos transportes “repreende fortemente” a Batik Air pelo incidente, disse o diretor-geral dos transportes aéreos, M. Kristi Endah Murni, apelando às companhias aéreas que prestem mais atenção ao tempo de descanso da sua tripulação aérea.
“Realizaremos uma investigação e revisão da operação de voo noturno na Indonésia relacionada com o gerenciamento de risco de fadiga para a Batik Air e todos os operadores de voo”, disse Kristi em comunicado.
A Batik Air disse em comunicado no sábado que “opera com uma política de descanso adequada” e que está “comprometida em implementar todas as recomendações de segurança”.
Os pilotos envolvidos no incidente de 25 de janeiro foram temporariamente suspensos, acrescentou o comunicado.
O avião pousou em segurança após o incidente.
Os investigadores não identificaram os pilotos, mas disseram que ambos eram indonésios e tinham entre 32 e 28 anos.
O ministério dos transportes da Indonésia disse no sábado que abriria uma investigação sobre a companhia aérea.