Mapa da Segurança Pública afirma que Maranhão teve queda de assaltos a bancos e roubo de cargas em 2023

Estudo traça um panorama nacional com base nos dados coletados junto aos 26 estados e Distrito Federal.

Fonte: Redação / Assessoria
Mapa da Segurança Pública afirma que MA teve queda de assaltos a bancos e roubo de cargas em 2023 (Foto: Divulgação)

Em 2023, o Maranhão reduziu em 61,11% o total de assaltos a bancos e de 77,93% de roubo de cargas, conforme dados do Mapa da Segurança Pública, publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) na última sexta-feira (15).

O Governo do Estado frisou que os dados são reflexo dos constantes investimentos feitos no Sistema de Segurança Pública para combater a criminalidade e, consequentemente reduzir a violência. O relatório mostra ainda a diminuição de crimes como latrocínio, tráfico de drogas e feminicídio.

O Mapa traça um panorama nacional da segurança pública com base nos dados coletados junto aos 26 estados e Distrito Federal, por meio Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão destacou os resultados apresentados pelo Maranhão no Mapa da Segurança Pública. “Nosso estado é destaque na redução de diversos crimes, como tráfico de drogas, feminicídios, latrocínios, roubo de carga e a instituições financeiras, e tentativa de homicídio. Isso é resultado do trabalho incansável do nosso sistema de segurança e do compromisso do nosso governo. Juntos, estamos construindo um Maranhão mais seguro e tranquilo para todos”, ressaltou.

Entre os investimentos, a gestão estadual destaca o programa de reforma de delegacias em curso, com 77 unidades contempladas; a entrega de mais de 350 viaturas; a promoção de policiais militares, a entrega de equipamentos, armas e munições; investimentos em qualificação dos agentes das forças policiais.

Roubo a bancos e de cargas

Segundo os dados divulgados pelo MJSP, em 2023, o Maranhão teve 7 ocorrências de assaltos a bancos, enquanto em 2022 esse número foi de 18 casos, redução de 61,11%. E a segurança nas estradas maranhenses também aumentou, já que a redução do roubo de cargas foi de 77,93%. No ano passado foram 32 registros, contra 145 em 2022.

O combate ao tráfico de drogas também apresentou resultados positivos, de acordo com o Mapa da Segurança Pública. Em 2023, o Maranhão foi o estado do Nordeste que mais reduziu o tráfico de entorpecentes. No ano passado, foram 1.216 ocorrências, e 1.627 em 2022, uma redução de 25,26%.

Houve aumento de 37,18% na apreensão de maconha. Em 2023, foram 1.916kg apreendidos e 1.397kg em 2022. Já a cocaína teve aumento de 87,81% na apreensão, sendo 443kg no ano passado contra 236kg em 2022. Com isso, o Maranhão aparece como o 2º estado do Brasil (atrás apenas do Amapá) que mais reduziu o tráfico em seu território.

Redução do latrocínio

O latrocínio (roubo que resulta em morte) teve redução de 40% ocorrências em 2023, quando foram registradas 57 vítimas. Em 2022, foram 95 vítimas, conforme o Mapa.

A redução de 38 mortes coloca o Maranhão como o 3º estado do Nordeste no ranking dos que mais reduziram, ficando atrás do Sergipe e Ceará, respectivamente, e entre os 10 estados do Brasil com menor índice desse tipo de crime.

O Maranhão também foi o estado do Nordeste que mais reduziu o número de mortes por intervenção policial, de acordo com os dados. Foram 39 óbitos a menos, uma redução de 39,13%, sendo 56 vítimas em 2023 e 92 no ano de 2022.

Assim, o estado ficou em terceiro no ranking nacional, atrás apenas de Rondônia e Amazonas, o que mostra o preparo cada vez maior das forças de segurança maranhenses.

O número de furtos de veículos também teve redução. Em 2023, foram furtados 2.592 veículos e em 2022 foram 2.794, uma redução de 202 ocorrências.

Outro dado que se destaca é a redução de roubos de veículos, 177 a menos, sendo 3.822 veículos roubados em 2023 e 3.999 em 2022.

Os dois crimes se diferem pela forma como ocorrem. No caso do furto, há a subtração do veículo quando este não está sob a guarda do condutor. Já no caso do roubo, ocorre o uso de violência e ameaça, geralmente à mão armada, contra os ocupantes do veículo.

Feminicídio

Um crime que o Governo do Maranhão tem conseguido combater cada vez mais é o feminicídio, conforme mostram os diversos levantamentos de órgãos nacionais. Com 22 casos a menos, o estado reduziu em 31,88% o número de mortes de mulheres por violência doméstica e de gênero em 2023, quando foram registradas 47 vítimas. Em 2022, foram 69 mulheres vítimas desse crime.

Os dados colocam o Maranhão como o segundo no ranking do Nordeste, atrás de Alagoas, e o 4º do país com maior redução deste tipo de crime no Mapa da Segurança Pública.

Como parte das políticas para combater o feminicídio no estado, o Maranhão sedia, até o dia 30 deste mês, a VII Semana de Combate ao Feminicídio. O evento, considerado de grande relevância no calendário estadual, é idealizado pela Polícia Civil do Maranhão, Casa da Mulher Brasileira, Somos Todos Mariana e Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/MA), em colaboração com diversos órgãos da Rede de Proteção à Mulher.

A abertura acontece neste domingo (17), às 9h, na Feirinha São Luís, no Centro Histórico da capital maranhense.

Jogue roleta online no Roulette77 Brasil. Escolha entre roleta europeia, americana ou francesa. Aprenda estratégias e dicas de jogo. Jogue gratuitamente ou escolha um cassino online para jogar com dinheiro real.

Fechar