EMAP e Transpetro firmam parceria para descarbonização de operações no Porto do Itaqui

Instituições se comprometem a desenvolver projetos comuns com a finalidade de promover a descarbonização das operações.

Fonte: EMAP
(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de fortalecer os laços e impulsionar o Plano de Descarbonização do Porto do Itaqui, a EMAP, representada por sua Diretoria de Planejamento  e Desenvolvimento com sua gerência de Meio Ambiente e também com a gerência de Inovação -,  e a Transpetro, subsidiária da Petrobras, deram os primeiros passos para uma parceria estratégica. As duas instituições se comprometem a desenvolver projetos comuns com a finalidade de promover a descarbonização das operações em um dos berços operados pela Transpetro no Itaqui.

O gerente executivo de operações da Transpetro, Flavio Godinho, ressaltou a importância da colaboração: “É de interesse nosso estarmos juntos na busca de energia renovável”.

O primeiro passo já foi definido: a Emap está buscando, o apoio de diferentes empresas e instituições para executar o projeto piloto do primeiro Berço NetZero do Brasil; e a Transpetro se comprometeu a colaborar com a iniciativa, estudando a viabilidade de instalar bunker verde para navios no Porto do Itaqui, além de adaptar sua frota de veículos e equipamentos para a utilização de combustíveis verdes. “Essas ações serão muito importantes e certamente marcam o início do processo de descarbonização das operações no porto”, ressaltou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento  da EMAP, Bruno Mota.

A gerente de Meio Ambiente, Luane Lemos, lembrou que “este projeto será o primeiro passo para a concretização do Plano de Descarbonização do Porto do Itaqui, que está sendo elaborado por meio da parceria com a Fundación Valenciaport da Espanha”.

Com suas ações de descarbonização, o Porto do Itaqui se posiciona entre os principais portos públicos brasileiros em matéria de sustentabilidade. “Pensar as ações do presente, com foco nas oportunidades do futuro, tem sido a tônica da atual gestão da EMAP”, afirmou o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.

Aliança para Descarbonização de Portos

Em recente iniciativa, a Emap, junto com a Fundação Valenciaport, propôs a criação da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, lançada oficialmente no último dia 06 de março, durante um evento de logística em São Paulo/SP. A Transpetro é uma das 45 signatárias, entre empresas, organizações, Portos, universidades e startups, que aderiram à iniciativa.

No reunião desta terça-feira, 19, no Porto do Itaqui, a Transpetro também se comprometeu a compor dois dos quatro Grupos de Trabalho que foram formados para o funcionamento da Aliança. Com a parceria, a Transpetro firma seu compromisso como um grande apoiador da iniciativa.

 

Fechar