Publicidade
Carregando anúncio...

Diarreia do intestino grosso em Cães

Estudos Científicos Mistura Probiótica Combinada a Uma Dieta Rica em Fibras Promove Resolução Rápida da Desordem Diarreia Responsiva a Alimentos Uso de Probióticos Essa afecção é definida como diarreia crônica, que melhora clinicamente em resposta à mudança do paciente para uma dieta nova e exclusiva, como uma dieta de antígenos limitados, de proteína hidrolisada, rica […]

Fonte: Consulfarma
Estudos Científicos

Mistura Probiótica Combinada a Uma Dieta Rica em Fibras Promove Resolução Rápida da Desordem

Diarreia Responsiva a Alimentos

Uso de Probióticos

Essa afecção é definida como diarreia crônica, que melhora clinicamente em resposta à mudança do paciente para uma dieta nova e exclusiva, como uma dieta de antígenos limitados, de proteína hidrolisada, rica em fibras ou de fácil digestão.

A diarreia do intestino grosso responsiva à fibra (FRLBD) é uma condição crônica que afeta principalmente o cólon, mas melhora com a adição de fibra à dieta. A principal abordagem terapêutica em cães com FRLBD consiste na administração de fibras, ou no uso de dietas ricas em fibras disponíveis comercialmente.

Diagnóstico

A resposta à modificação da dieta também é a forma atual de diagnosticar essa condição, pois não há marcadores específicos disponíveis.

Probióticos

Muitos trabalhos recentes relataram os efeitos da administração de probióticos no manejo de doenças gastrointestinais crônicas em cães e gatos.

A maioria desses estudos demonstrou múltiplos efeitos benéficos que podem ser atribuídos, por exemplo, à sua capacidade de melhorar a disbiose, reduzir infiltrados de células inflamatórias e/ou expressão de receptores inflamatórios e modular a motilidade.

 Estudo Comprova

O objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia e segurança da combinação de uma dieta rica em fibras comercialmente disponíveis com uma mistura probiótica altamente concentrada no tratamento de pacientes com diarreia do intestino grosso responsiva à fibra.

Resultados e Conclusão

ü  No presente estudo, demonstramos que a combinação de uma dieta rica em fibras somada a uma mistura probiótica altamente concentrada é eficaz e segura para o manejo de cães com diarreia do intestino grosso responsiva à fibras, levando à resolução dos sintomas clínicos em pouco mais de uma semana, em média, e não necessitando nenhum outro tratamento ou adição de mais fibra alimentar.

Referências bibliográficas

ROSSI, G.; CERQUETELLA, M.; GAVAZZA, A.; GALOSI, L. et al. Rapid Resolution of Large Bowel Diarrhea after the Administration of a Combination of a High-Fiber Diet and a Probiotic Mixture in 30 Dogs. Vet Sci, 7, n. 1, Feb 10 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Fechar