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Porto do Itaqui realiza várias operações em um mesmo navio em apenas seis dias

O principal navio desta operação, o STI LOBELIA, carregado com Diesel S-10, está atracado no Berço 106, onde realiza seis operações distintas, ao longo de seis dias, desde o dia 17 de março

Fonte: Porto do Itaqui
(Foto: Divulgação)

O Porto do Itaqui novamente demonstra sua versatilidade ao conduzir uma operação considerada complexa. O principal navio desta operação, o STI LOBELIA, carregado com Diesel S-10, está atracado no Berço 106, onde realiza seis operações distintas, ao longo de seis dias, desde o dia 17 de março.

Essas operações incluem: dois transbordos a contrabordo (ship to ship), nos quais a carga de combustível tipo diesel S-10 é transferida diretamente entre navios, lado a lado, no mesmo berço; dois transbordos convencionais, envolvendo a troca de carga entre dois navios em berços diferentes; e duas descargas, previstas para serem realizadas para quatro terminais diferentes.O STI LOBELIA – com bandeira das Ilhas Marshall, serve como plataforma para todas essas operações.

Os transbordos a contrabordo serão realizados com os navios Tweed e Nave Atria, enquanto os transbordos convencionais serão efetuados com os navios Eden e Sergio Buarque. As duas descargas em terra serão direcionadas para os terminais das empresas Transpetro, Ultracargo, Granel e Santos Brasil.A estimativa do total de carga movimentada nesta operação é de mais de  100 mil toneladas, destacando a magnitude e a complexidade deste empreendimento logístico.

A distribuição desse volume foi realizada de acordo com os seguintes procedimentos: uma descarga de 14.133 toneladas para terminais terrestres; um transbordo Ship to Ship para o navio TWEED, totalizando 27.775 toneladas; um transbordo Ship to Ship para o navio NAVE ATRIA, com 25.560 toneladas; um transbordo de 25.560 toneladas ao navio EDEN; e ainda um transbordo de 13.973 toneladas para outro berço, destinado ao navio Sergio Buarque de Holanda.Todo o trabalho só está sendo executado graças uma logística bem planejada, que oferece, acima de tudo, economia de tempo e combustível.

A operação Ship to Ship, por exemplo, garante flexibilidade na distribuição de carga, reduzindo custos e maximizando a eficiência operacional, o que diminui o tempo de espera de um navio e evita taxas portuárias e outros encargos associados aos portos.

Para o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, esta operação representa mais um marco para o desenvolvimento logístico do Porto. “O Itaqui reforça sua posição como um importante centro de operações marítimas e logísticas, pronto para enfrentar desafios e inovar em suas atividades de movimentação de cargas”, enfatizou Lins.

 

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