Levar a riqueza e diversidade da bioeconomia amazônica para uma das mais importantes feiras internacionais de beleza, cabelos e estética. Essa é a proposta do Sebrae, que participa, até amanha, terça-feira (26), da 21º edição da Hair Brasil. A instituição apoia o crescimento de micro e pequenas empresas inovadoras dos ramos cosmético e fármaco que utilizam insumos da floresta amazônica como matéria-prima na produção de itens para o mercado de beleza e cuidados com a pele.
Os empreendimentos integram o projeto ‘Cosméticos da Amazônia’, desenvolvido pelo Sebrae para impulsionar a produção regional com o apelo ‘clean beauty’ ou ‘beleza limpa’: itens mais naturais, veganos, botânicos, orgânicos e sustentáveis, que levam em conta toda a cadeia produtiva e se inserem na chamada bioeconomia.
É o caso da Ver-o-Fruto, de Belém do Pará, cujo nome se inspira no famoso mercado local de alimentos Ver-o-Peso, e que tem no caroço de açaí o seu elemento base de produção. “Entrei nesse ramo com o propósito de contribuir para o meio-ambiente, desenvolvendo artigos com resíduos da agroindústria do açaí”, conta a engenheira Ingrid Teles, fundadora e CEO da empresa.
No Pará, o açaí faz parte da cultura alimentar o que gera uma quantidade entre 16 e 17 toneladas de caroços descartados de forma irregular diariamente em Belém. A quantidade exacerbada gera lixo e problemas ambientais. A oportunidade de participar do programa ‘Inova Amazônia’, iniciativa do Sebrae que fomenta a criação e desenvolvimento de negócios inovadores com uso sustentável de recursos da biodiversidade amazônica, foi fundamental, segundo Ingrid, para a estruturação da empresa.
Com dois anos de existência, a Ver-o-Fruto tem como público-alvo profissionais que atuam como esteticistas. No estande do Sebrae, a empresa promove os dois mais recentes lançamentos: esfoliante facial suave e shampoo em barra com óleo de patauá e manteiga de murumuru.
Já a Bee Basics é um empreendimento nascido há quatro anos em São Paulo, mas que busca fornecedores de insumos da floresta que comprovem compromisso social com as comunidades ribeirinhas da região amazônica para desenvolver sua linha de hidratantes labiais, sérum facial e suplemento para cabelo, pele e unha, comercializados de forma online.
“As lacunas em empreendedorismo da minha formação em administração de empresas, eu preenchi fazendo os cursos do Sebrae”, lembra a fundadora, Patrícia Dale.
O engenheiro químico Mauro Marinho Belém também reconheceu a oportunidade conquistada pela marca Amazon Sport. A empresa também está no estande do Sebrae apresentando produtos para praticantes de esportes, como gel de arnica, óleos de andiroba, pracaxi, copaíba e rícino para massagem, além de sabonetes hidratantes e cera de depilação com manteiga de cupuaçu. “Faltava o pontapé inicial. Aqui, estou fazendo contatos com proprietários de salões”, comemorava.
FEIRA DE NEGÓCIOS – Reunindo cerca de 900 expositores, a Hair Brasil é uma tradicional feira de negócios, voltada para o mercado de salões de beleza e clínicas de estética.
O Brasil é o quarto maior mercado global de beleza e o peso das micro e pequenas no segmento é um dos mais expressivos na economia do país. Do universo de 1,4 milhão de CNPJs que atuam no setor, mais de 99% são pequenos negócios, sendo 1,2 milhão de Microempreendedores Individuais (MEI).
“O público do evento é qualificado, vem gente de todas as partes do país, o que permite aos empreendedores da região Norte ganharem vivência e aprendizado de empresário, para além de resultados comerciais”, diz Andrezza Torres, Coordenadora do Setor de Beleza e Cosméticos do Sebrae Nacional.
O Sebrae apostou em uma cenografia inspirada na floresta, além de contratar uma cosmetóloga para personalizar cremes, distribuídos de brinde aos visitantes. Talita Balielo chamava a atenção manipulando óleos vegetais de açaí e de andiroba e óleos essenciais de priprioca e de breu branco, todos ingredientes amazônicos, em um creme neutro para misturar. “O óleo de andiroba é utilizado pelos índios na pele para repelir insetos; o de breu branco, em difusores, para limpar as vias respiratórias; já o de açaí tem poder hidratante e antioxidante”, explicava.
LEI DO SALÃO PARCEIRO – O evento é uma oportunidade para o Sebrae divulgar a Lei nº 13.352/2016, instituída há oito anos para regularizar a contratação de cabeleireiros, esteticistas, barbeiros, depiladores, maquiadores, manicures, entre outros profissionais que atuam no ramo, sob o regime de trabalhadores autônomos. “A lei espelha uma relação que já havia no mercado e que era de parceria e não de patrão e empregado”, afirma Andrezza.
Segundo ela, em 2023, o Sebrae registrou cerca de 370 mil atendimentos em negócios de beleza. “Neste evento estamos divulgando conteúdo para os profissionais de beleza, informando que a lei existe e que trouxe melhorias.”