Israel: Esperança para quem sofre de perda óssea

Os pesquisadores explicam que a matriz extracelular é a substância que envolve nossas células, dando-lhes suporte estrutural

Fonte: Cafetorah
knee 2253047 1920

Uma tecnologia inovadora desenvolvida na Universidade de Tel Aviv permitirá a regeneração óssea para corrigir grandes defeitos ósseos por meio de um hidrogel especial. Após testes bem-sucedidos em um modelo de laboratório, os pesquisadores agora planejam avançar para os ensaios clínicos.

O estudo inovador foi conduzido por especialistas da Escola de Medicina Dentária Maurice e Gabriela Goldschleger da TAU , liderados pelo Prof. Lihi Adler-Abramovich e pelo Dr. Michal Halperin-Sternfeld, em colaboração com o Prof. Aviv e pesquisadores da Universidade de Michigan em Ann Arbor. O artigo foi publicado no Journal of Clinical Periodontology.

Prof. Adler-Abramovich: “Pequenos defeitos ósseos, como fraturas, cicatrizam espontaneamente, com o corpo restaurando o tecido ósseo perdido. O problema começa com grandes defeitos ósseos. Em muitos casos, quando a perda óssea substancial resulta da ressecção do tumor (remoção por cirurgia), trauma físico, extração dentária, doença gengival ou inflamação ao redor de implantes dentários, o osso é incapaz de se renovar. No estudo atual, desenvolvemos um hidrogel que imita as substâncias naturais da matriz extracelular dos ossos, estimulando o crescimento ósseo e reativando o sistema imunológico para acelerar o processo de cicatrização.”

Os pesquisadores explicam que a matriz extracelular é a substância que envolve nossas células, dando-lhes suporte estrutural. Cada tipo de tecido do nosso corpo possui uma matriz extracelular específica composta por substâncias adequadas com as propriedades mecânicas adequadas. O novo hidrogel tem uma estrutura fibrilar que imita a da matriz extracelular do osso natural. Além disso, é rígido, permitindo assim que as células do paciente se diferenciem em células formadoras de osso.

Fechar