Fortes chuvas deixam pelo menos 597 famílias desabrigadas no Maranhão

As cidades mais prejudicadas, até o momento, são Pedreiras e Trizidela do Vale.

Fonte: Redação

As cidades mais prejudicadas, até o momento, são Pedreiras e Trizidela do Vale (Foto: Reprodução)

As fortes chuvas já deixaram 597 famílias desabrigadas e 1.313 desalojadas, no Maranhão, por causa das cheias dos rios, conforme informações da Defesa Civil do Estado. As cidades mais prejudicadas, até o momento, são Pedreiras e Trizidela do Vale, na região do Médio Mearim.

No total, dez cidades já estão em situação de emergência, com o aumento do nível dos rios, causado pelas fortes chuvas. Os alagamentos e enchentes já afetaram os municípios de Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu, Trizidela do Vale, Lago da Pedra e Lagoa Grande.

72 áreas de risco estão sendo monitoradas em São Luís pela Defesa Civil Municipal, com a preocupação de ocorrerem deslizamentos, alagamentos e até desmoronamentos.

Em situações de chuvas intensas, a Defesa Civil do Maranhão orienta a população a manter distância segura de trechos afetados e/ou em que o solo esteja encharcado, o que aumenta o risco de desmoronamentos ou deslizamentos.

Ao verificar riscos de alagamentos na cidade, o cidadão deve procurar as autoridades especializadas, como Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, por meio dos telefones 193 e 199.

Fechar