Osteoporose e sarcopenia são doenças que afetam o sistema mioesquelético e ocorrem frequentemente em adultos mais velhos. Caracterizam-se por baixa densidade óssea e perda de massa e força muscular, fatores que reduzem a qualidade de vida e a mobilidade.
Recentemente, além das intervenções farmacêuticas, muitos estudos se concentraram em abordagens não farmacêuticas para a prevenção da osteoporose e da sarcopenia com exercícios e nutrição, sendo as mais importantes e bem estudadas delas. O objetivo deste artigo édescrever o papel do exercício e da nutrição na prevenção da osteoporose e da sarcopenia em adultos mais velhos, além de definir a incidência de osteosarcopenia.
A maioria dos estudos mostra que exercícios de resistência previnem o desenvolvimento de osteoporose e sarcopenia. Além disso, a ingestão de proteínas e vitamina D, bem como uma dieta saudável, apresentam um papel protetor contra o desenvolvimento das doenças ósseas acima. Embora os papéis do exercício e da nutrição na osteoporose e na sarcopenia pareçam ter sido amplamente avaliados na literatura nos últimos anos, a maioria dos estudos realizados apresenta alta heterogeneidade e pequeno tamanho amostral.
Além disso, a osteosarcopenia parece ser causada pelos efeitos da osteoporose e da sarcopenia em idosos. Metanálises maiores e estudos controlados randomizados são necessários, elaborados com base em critérios de inclusão rígidos, a fim de descrever o papel exato do exercício e da nutrição na osteoporos e na sarcopenia
DR.ROMULO PAVÃO
Emagrecimento & Performance
Idealizador e coordenador do programa antiobesidade
CRM-MA:10517
“Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzemmuitos a justiça serão como estrelas, para todo o sempre ” DANIEL 12.3