Publicidade
Carregando anúncio...

Faema e Senar firmam parceria com o Governo do Estado

“O evento serviu ainda, para a realização da assinatura de protocolo de intenções entre a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) por meio do Senar, com a Casa Civil“

Fonte: Assessoria Senar

O protocolo de intencões facilita a realização de ações conjuntas que visem educação rural, acesso a tecnologia e mercados, entre outros.

Cento e vinte profissionais das ciências agrárias, supervisores e técnicos de campo que prestam serviço ao Senar, como pessoas jurídicas de empresas de micro e pequeno porte, assinaram, na última terça-feira (2), no auditório do Edifício João Goulart, contratos de prestação de serviços para mais dois anos, dentro da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), nas propriedades atendidas em todo o estado por meio dos programas Agronordeste II, Agronordeste III, Fip Paisagens Rurais e Agromaranhao.

Assim como esses técnicos, outros 180 técnicos também serão contratados ou terão seus dispositivos legais renovados, no segundo semestre, totalizando 300 empresas e profissionais, que atenderão mais de sete mil propriedades rurais de pequeno e médio porte, em nove cadeias produtivas priorizadas, como: bovinocultura de corte e de leite, olericultura, piscicultura, fruticultura perene, ovinocaprinocultura de corte, mandiocultura, suinocultura e apicultura.

A AteG é um serviço gratuito, com metodologia diferenciada, que tem como foco contribuir na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural, por meio de ferramentas de capacitação, consultoria, repasse tecnológico, troca de experiências de sucesso e eventos técnicos que já vem sendo desenvolvido no estado, durante 10 anos, quando da implantação do Matopiba, em 2014.

“Ao oferecer assistência técnica e gerencial qualificada, o Senar Maranhão contribui significativamente para a transformação positiva da realidade rural do estado, garantindo avanços significativos em produtividade, qualidade dos produtos e melhoria das condições de vida dos produtores rurais”, detacou o superintendente do SENAR no Maranhão, Luiz Figueiredo.

Protocolo de intenções

O evento serviu ainda, para a realização da assinatura de protocolo de intenções entre a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) por meio do Senar, com a Casa Civil, no sentido de unir esforços em prol do desenvolvimento do campo, por meio de estratégias que envolvam educação rural, formação profissional e geração de empregos no campo.

O objetivo do acordo é contribuir com o aprimoramento produtivo dos pequenos e médios produtores rurais do Maranhão, otimizando e parceirizando com programas governamentais as ações que envolvem atendimento nas áreas de ATeG e de Formação Profissional Rural (FPR), promoção Social (PS).


Governo do Estado e sistema Faema/Senar, na cerimônia de Protocolo de intenções.

O presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho e superintendente do Senar, Luiz Figueiredo assinaram juntamente com o secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira e o governador Carlos Brandão, o documento que garantirá acesso a novas tecnologias de produção e manejo, desenvolvimento de lideranças rurais e queda no índice de êxodo rural, gerando riquezas e oportunidades em todo o território maranhense.

Raimundo Coelho fala da importância da parceria com instituições governamentais.
O ato ocorreu com a participação também do secretário da Sagrima, Flávio Viana, do presidente da Agerp, Sandro Montenegro, de presidentes de sindicatos rurais de Fortuna (Sebastião Coelho), de Monção (Jonsson Matos), de Mirador (Luiz Coelho), de Mata Roma (Onésimo Garreto), de Zé Doca (Roberval Cordeiro Silva), dos diretores do Sebrae-MA, Édila Neves (Administração e Finanças) e Mauro Borralho (diretoria técnica), presidente da Associação de Produtores Rurais de São Pedro da Água Branca, Luciana Moreira, e de representantes da Embrapa, da Ascem, da superintendência Federal da Agricultura no Maranhão, da assessoria do sistema Faema/Senar, além de outros convidados.

“Esta ação vai possibilitar a melhoria da vida dos assistidos, que resultará em maior produtividade, melhoria da sua terra e acima de tudo, vão ganhar dinheiro e assim poder investir ainda mais no seu negócio. Portanto, hoje é um marco muito importante no desenvolvimento do agronegócio do estado”, ressaltou o governador, Carlos Brandão, após validar o compromisso com o Senar, na presença dos coordenadores regionais, supervisores e técnicos de campo.

Raimundo Coelho, presidente da FAEMA, também exaltou a iniciativa. “O reconhecimento das ações do Senar, especialmente da assistência técnica e gerencial tem resultado em parcerias com instituições como o Governo do Estado, visando o aumento da produtividade e qualidade da produção. E hoje, além de celebrarmos esse momento com a Sagrima, Saf, Agerp e Aged, também celebramos a renovação de contratos de micro e pequenas empresas para atender ao homem do campo em todo o estado”, frisou o gestor da Faema e do Senar.

A supervisora de campo, Anágila Janenis, disse ter grandes expectativas para este momento, uma vez que pretende contribuir ainda mais com a instituição e com a melhoria do atendimento nas propriedades.

“Hoje possuímos uma equipe muito boa, organizada, técnicos competentes e comprometidos e que atuam nas diversas cadeias produtivas. A nossa expectativa é aprimorar ainda mais este atendimento, utilizando a metodologia da ATeG, e promovendo o desenvolvimento do setor agropecuário do nosso estado”, disse a engenheira agrônoma da Regional Baixo Parnaíba do programa de assistência técnica e gerencial do SENAR.

Fechar