Participaram da solenidade, além dos ACS e ACE, diversas autoridades do Poder Executivo estadual e dos municípios, e do Legislativo estadual e federal. Entre as autoridades que acompanharam o governador Carlos Brandão estava a deputada e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Iracema Vale.
Melhora nos indicadores
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou que desde o lançamento do programa o Maranhão passou da 16ª para a 12ª posição entre os estados no ranking do Previne Brasil, que avalia sete indicadores fundamentais para o custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com as entregas feitas hoje o programa Cuidar de Todos – Atenção Primária equipa as mais de 2.500 equipes de Estratégia de Saúde da Família que atuam no Maranhão, bem como a Força Estadual de Saúde com kits, instrumentos e também com equipamentos para que esses profissionais possam trabalhar e, sobretudo melhorar ainda mais os indicadores de saúde do estado”, assinalou.
Equipamentos entregues
No total, foram entregues 73.447 itens do Cuidar de Todos – Atenção Primária. Sendo, 43.776 para São Luís; 15.274 para São José de Ribamar; 7.274 para Paço do Lumiar; 3.174 para Raposa e 3.949 para Alcântara.
Entre os equipamentos e insumos estão balança plataforma com estadiômetro adulto, régua antropométrica, termômetro clínico digital, glicosímetro, tiras teste para glicosímetro, lancetas para glicosímetro, foco de luz, detector doppler de sonar fetal, escala de Snellen, kit de saúde bucal, oxímetro de dedo e trena antropométrica.
Para os municípios beneficiados os equipamentos vão fazer a diferença no dia a dia do atendimento. O prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, destaca que a população quilombola do município será a maior beneficiada. “Alcântara tem a maior população negra quilombola do estado e com esses equipamentos a gente vai poder ampliar o atendimento que já é prestado nessas comunidades. Há um ano o programa Cuidar de Todos tem fortalecido nossa saúde e as entregas de hoje vão nos ajudar muito mais”, disse.
Complementação financeira
O governador Carlos Brandão também anunciou a destinação de R$ 1,3 milhão para a complementação financeira dos ACS e ACE. O recurso será usando no pagamento do cumprimento das metas de produtividade dos profissionais referente aos anos de 2021 e 2022. O governador também já garantiu os recursos para o pagamento referente a 2023.
Para quem está na base do atendimento e no dia a dia das comunidades, os novos equipamentos bem como a garantia do pagamento da remuneração são incentivos a mais para a prestação do trabalho.
Francisca Hila é agente comunitária de saúde em São Luís e falou sobre a importância das ações desta terça-feira (2). “A entrega destes equipamentos faz muita diferença, porque nós acompanhamos muitos hipertensos, diabéticos, pessoas acamadas que não têm condição de ir até o posto de saúde. Então, a gente já chegar na casa das pessoas com todos os materiais torna a nossa visita bem mais completa”, comentou.
Maria de Lourdes Portugal comemorou o pagamento das metas de produtividade. “Para a gente é muito importante porque é desse trabalho que vem o sustento da nossa família. A gente está lutando há bastante tempo por esse recurso e graças a Deus e ao Governo do Maranhão agora vamos receber”, disse.
Força Estadual de Saúde
Também foi prestada uma homenagem aos profissionais que atuam na Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA). Adriana Ferreira Mota, enfermeira e coordenadora da FESMA, Miriam Oliveira Madeira Correia, médica pediatra, e o motorista Hilário Barbosa receberam uma placa representando os profissionais de todas as categorias que atuam na Força Estadual de Saúde.
Cuidar de Todos – Atenção Primária
Lançado pelo governador Carlos Brandão em de agosto de 2023, o programa Cuidar de Todos tem sido uma eficiente estratégia no fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS) e, na mudança de indicadores e qualidade do serviço prestado à população.
O programa engloba diversos eixos para contemplar diversas ações como a realização de cirurgias, serviços especializados, saúde animal, oftalmologia, realizar ações nas comunidades, atendimentos às vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) entre outras.