Um suspeito de estelionato, identificado como Francisco das Chagas Carvalho Brito, de 55 anos, foi preso nessa segunda-feira (08) em cumprimento a mandado de prisão preventiva. Ele é investigado de aplicar o “golpe do cheque” na compra e venda de veículos, em Teresina, Capital do Piauí, assim como no Distrito Federal.
Francisco foi preso na cidade de Esperantina, no Norte do Piauí. Até o momento, a Polícia Civil já identificou pelo menos cinco vítimas do estelionatário.
Conforme as informações relatadas pela delegada Amanda Bezerra, da 3ª Delegacia Seccional de Teresina, o investigado agia cooptando as vítimas por meio das redes sociais, e depois negociava a comercialização de veículos pessoalmente. A intenção era averiguar o estado de conservação dos bens e ludibriar os alvos a entregar o automóvel, com o pretexto de transferências bancárias com valores bloqueados, modalidade conhecida como “golpe do cheque” ou “envelope em branco”.
Ainda conforme a delegada Amanda Bezerra, Francisco se apresentava usando de diversos nomes falsos. As investigações capitaneadas pela Polícia Civil do Piauí identificaram, até o momento, pelo menos quatro vítimas em Teresina e outras no Distrito Federal. Além disso, ele também era procurado pela Justiça do Distrito Federal pela prática de crimes de furtos e violência doméstica.
Diante do cumprimento do mandado de prisão preventiva, Francisco está à disposição da Justiça do Piauí, para adoção das medidas cabíveis ao caso. A princípio, ele deve responder pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica.