Publicidade
Carregando anúncio...

Tecnoshow COMIGO inicia edição 2024 com mais de 650 expositores

O evento, como destacou o presidente do Conselho Administrativo da COMIGO, Antônio Chavaglia, reforça a importância do desenvolvimento da agricultura e pecuária no País.

Fonte: Attuale Comunicação – Assessoria de imprensa da TECNOSHOW COMIGO

Abertura do evento, que ocorre até o dia 12 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO), contou com a participação do ministro da agricultura e do governador do Estado

Com expectativa de mais de 140 mil visitantes, discursos do ministro da agricultura e do governador do Estado e a participação de mais de 650 expositores na feira, teve início hoje (8) a 21ª edição da Tecnoshow COMIGO. O evento, reconhecido por apresentar soluções e novidades que impactam o agronegócio brasileiro, tem programação confirmada para até o dia 12 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO).
O evento, como destacou o presidente do Conselho Administrativo da COMIGO, Antônio Chavaglia, reforça a importância do desenvolvimento da agricultura e pecuária no País. “No ano passado, contamos com 650 empresas, neste ano, saltamos para 690. Esse número é resultado do aumento de área útil e da integração com novas frentes de mercado”, frisou. Em 2023, a feira contabilizou R$ 11 bilhões em negócios e os números devem se repetir em 2024.
Ainda para Chavaglia, a equipe da Cooperativa COMIGO e todos os colaboradores, juntos, trabalham continuamente para entregar um evento que valorize a produção do Estado – em destaque dentro e fora do País.
E, para reforçar os bons números da região, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, anunciou, de forma inédita, um novo projeto visando preparar os produtores da região na utilização e entendimento de tecnologias.
“Em decorrência das demandas do setor, anunciamos o oferecimento de cerca de 70 cursos, com investimentos de 7 milhões e meio – parte de uma parceria com Sesi, Senai e Senac”, disse o prefeito, que complementou: “Essa é uma feira de tecnologia e informação, mas quem estará por trás de todos os equipamentos e soluções dentro das propriedades? Essa é a nossa principal preocupação, por isso Rio Verde oferecerá o maior convênio de qualificação do Estado, o Sistema S. O projeto oferecerá módulos de 20 a 1300 horas e 1500 vagas via Senac, 1680 via Senai“.
Em acordo firmado durante a abertura do evento, Paulo do Vale anunciou mais 5000 vagas de capacitação via Senar.
Balança do desenvolvimento nacional
Em análise referente ao desenrolar da agropecuária regional, o Governador do Estado, Ronaldo Caiado, afirmou observar os resultados de uma gestão que tem trabalhado fortemente para pode ampliar as áreas de infraestrutura, logística, segurança e educação, modernizando cada vez mais o Estado, o que se reflete na feira e sua importância. “Neste cenário, a Tecnoshow COMIGO é o que é porque ela não está aqui apenas como oportunidade para que as pessoas possam, apenas, visitar a feira, mas para que vejam, em cinco dias, os resultados do trabalho realizado pela COMIGO durante os 365 dias do ano em pesquisa e inovação. E, se temos uma Rio Verde desenvolvida, é porque contamos com o Centro Tecnológico COMIGO (CTC), suprindo as demandas de um setor que sempre clamou por avanço e inovação”, afirmou.
Esse avanço ganhou um exemplo prático com a divulgação da abertura de novos mercados para o Estado de Goiás, por meio do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. De acordo com o profissional, na noite anterior (7), a China oficializou a compra de soro fetal bovino. Das sete empresas selecionadas, três se encontram em Goiás: River City Biotecnologia, Sorobras biotecnologia e Soroqualy biotecnologia.
”Essa é a prova de que aqui é a terra da biotecnologia e dos investimentos. Não é por retórica que falamos do papel da Tecnoshow COMIGO no mercado brasileiro, pois aqui os produtores fazem com que a agropecuária seja cada vez mais pujante”, pautou Fávaro.

Rio Verde capital do Goiás
Ao final da cerimônia de abertura da feira, na qual foi assinada a transferência da capital do estado simbolicamente para Rio Verde com a presença do governador de Goiás; do ministro da agricultura; do prefeito de Rio Verde e do presidente do Conselho Administrativo da COMIGO, participaram da revista de tropas e hasteamento da bandeira, que oficializou a mudança até sexta-feira (12).
O primeiro dia do evento também marcou o lançamento do livro “17 décadas de Rio Verde – Tradição em pecuária e celeiro da agricultura do futuro”, que foi realizado no estande da Prefeitura da Cidade.
Estrutura de ponta e conteúdo de qualidade
Reconhecida como uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, a Tecnoshow COMIGO, para melhor atender o público esperado, atualizou diferentes áreas. Os pavilhões, por exemplo, foram ampliados e novas construções entregues, como a Boutique Tecnoshow, a COMIGO Florestal e o Pavilhão para Agricultura Familiar. As ações como essa fazem parte do investimento de mais de R$ 500.000,00 em melhorias.
 
Além da estrutura, que possibilitará a exposição de cerca de 1000 animais, representando diversas espécies, incluindo bovinos de corte e leite, equinos, muares, ovinos, peixes, minivacas, pôneis e, possivelmente, cães pastores, o encontro também contará com palestras apresentadas por especialistas renomados que abordarão temas cruciais para a pecuária, incluindo Saúde Animal, Nutrição e Manejo das diferentes espécies.
 
Ao todo, a programação técnica deve resultar em mais de 100 horas de conteúdo, divididos entre os três auditórios, além das dinâmicas de pecuária. Temas como nutrição, mercado de grãos, sucessão, tecnologia e inovação e cooperativismo também são parte da programação, que pode ser conhecida pelo site: https://www.tecnoshowcomigo.com.br/programação
 
Para as crianças, a organização do evento preparou uma programação especial com a peça de teatro “Fazendinha COMIGO”, que conta a história de uma garotinha que não sabia valorizar a vida da fazenda e que, ao passar férias na propriedade rural de seu tio, acaba aprendendo mais sobre a vida no campo e a importância do agro para toda a sociedade. A peça será encenada de terça a quinta-feira, em quatro sessões: 9h, 10h, 14h30 e 15h30 e na sexta-feira, em duas sessões: 9h e 14h30.
 
Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.
 

Fechar