Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Maranhão, afirmou que o Transformar Juntos é uma oportunidade de reunir todos os parceiros que trabalham pelo desenvolvimento do Maranhão tanto na iniciativa privada, mas principalmente o poder público.
“Eu vejo esse evento em dois momentos. Um onde a gente mostra o que nós estamos fazendo e o que nós podemos fazer muito mais, juntos, o poder público e o privado. E o outro é o reconhecimento do poder público, principalmente as prefeituras, aquelas que são modelos, para desenvolver os pequenos negócios, pois o poder público tem muita importância e o Governo do Maranhão tem sido um dos nossos parceiros mais importantes”, afirmou Celso Gonçalo.
Com 159 salas do empreendedor espalhadas por todo o estado, o diretor-superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, comentou que a parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado tem sido muito favorável para transformar os ambientes de negócios dos municípios.
“Por isso, ao longo deste evento vamos trazer pautas importantíssimas para o desenvolvimento do empreendedor como regularização fundiária, compliance e integridade, turismo inteligente, agronegócio, pequeno negócio da agricultura familiar para a gente fazer conexões e continuar nesse caminho de desenvolvimento”, informou Albertino Leal.
Governo do Maranhão
O Governo do Maranhão esteve presente no Transformar Juntos com um stand institucional reunindo as secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema); a Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA); Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária; Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA); e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged).
No espaço, técnicos estiveram à disposição do público do evento para prestar informações e apresentar os programas e ações do Governo do Estado voltados para o ambiente de negócios no Maranhão.
Da Hora Jr, secretário-adjunto de Indústria e Comércio, falou das diversas ações e políticas do Governo do Maranhão para fomentar o ambiente de negócios no estado.
“Um dos focos é a desburocratização para a abertura de novos negócios no estado. Para isso integramos toda a Rede Sim, da qual fazem parte a Jucema, a Seinc e outros órgãos parceiros, para facilitar todo o trâmite burocrático. O Transformar Juntos também é uma grande oportunidade de treinamento, de capacitação, porque oferta workshops, palestras para que estes empresários, profissionais liberais, gestores públicos, possam aprender e reter o que de mais moderno tem hoje na administração pública e no empreendedorismo”, disse Da Hora Jr.
Os números do empreendedorismo no estado mostram a eficácia das políticas adotadas pelo Governo do Maranhão. Segundo a Jucema, no primeiro trimestre de 2024 houve um crescimento de 6% na abertura de novas empresas em comparação ao mesmo período de 2023.
“Antes uma empresa demorava vários dias para conseguir seu CNPJ. Nós reduzimos esse prazo médio para 4 horas. Além disso, nós estamos fazendo a integração do nosso sistema com outros atores que são responsáveis pela abertura de empresas, como o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e futuramente a Secretaria de Meio Ambiente, no sentido de que as empresas que procuram esses órgãos para se licenciar também possam fazer de forma rápida e facilitada”, explicou Sérgio Sombra, presidente da Jucema.
Armazém do Empreendedor do Maranhão
A Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc) também levou para o Transformar Juntos o Armazém do Empreendedor. Idealizado para valorizar os empreendedores, o Armazém é uma vitrine de produtos e serviços genuinamente maranhenses, que garante a movimentação da economia por meio da relação de consumo e a geração de emprego e renda. No Transformar Juntos, 16 empresas com diversidade em serviços, alimentos, bebidas, dentre outros, apresentaram seus produtos.
Prêmio Prefeitura Empreendedora
A programação do Transformar Juntos contemplou ainda a solenidade de entrega do Prêmio Prefeitura Empreendedora, que chegou à sua 12ª edição este ano. O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) visa conhecer, reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios.
Este ano, 71 municípios submeteram um total de 101 projetos no prêmio, resultando em 47 finalistas. Destes, os três melhores foram premiados em 10 categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; Governança Territorial.