Sesi-MA oferta oficinas de programação e mecânica para estudantes da Ufma

Alunos iniciantes do curso de BICT tiveram contato com os conceitos básicos de robótica

Fonte: Com informações da assessoria
Alunos iniciantes do curso de BICT tiveram contato com os conceitos básicos de robótica. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – O Serviço Social da Indústria (SESI-MA), por meio do SESI Casarão, tem proporcionado à sociedade a realização de diversas qualificações. Isso se aplica aos 100 novos alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), parceira do SESI.

Os estudantes participaram das “Oficinas práticas de programação e mecânica básica”, ministradas pelos instrutores do SESI-MA, Juny Carlles, Davi Diniz e Davi Cordeiro. O objetivo foi apresentar na prática aos calouros os conceitos das programações em Bloco, Arduino e Noções Básicas de Mecânica.

Junny Carlles destacou a importância da oficina para os iniciantes do curso. “Eles tiveram a oportunidade de adquirir fundamentos em temas que verão durante o curso acadêmico. É muito bom proporcionar essa troca de conhecimento entre eles”, disse.

A estudante do curso de BICT, de 18 anos, Suzana Rebeca de Oliveira, é do município de Caxias e falou sobre o que a motivou a participar do curso do SESI-MA. “Lá na minha cidade eu tive um pouco de contato com a robótica. Quando cheguei aqui e vi a oportunidade de participar do curso e explorar um pouco mais desse tema, não perdi tempo”, afirmou.

MENTORIA ROBÓTICA – As oficinas também contaram com a mentoria da equipe Everest, da modalidade First Tech Challenge (FTC), de Robótica. Os integrantes compartilharam suas experiências nas etapas regional e nacional do Torneio SESI de Robótica, que permitiram a conquista da vaga para o mundial em Houston (EUA), que acontece de 17 a 20 de abril. Eles também deram suporte durante a programação do curso.

A robótica foi decisiva na escolha do curso superior de Maria Rita Jansen, de 18 anos. “Fui aluna da Escola SESI São Luís e participei de uma equipe de robótica. Lá aprendi a amar esse ramo e decidi fazer a graduação de BICT exatamente para adiante me especializar em Engenharia da Computação e seguir trabalhando com a robótica”, declarou.

Uma componente da equipe Everest, Nycolle Conrado, falou sobre o sentimento de compartilhar sua experiência com outras pessoas. “É uma grande alegria trocar conhecimento com o pessoal que está começando a sua vida acadêmica. O mais bacana é ver o interesse deles na robótica e na nossa jornada”, ressaltou.

CAPACITAÇÃO – O SESI-MA já está com duas turmas formadas para o Curso “Práticas de linguagem de programação e mecânica”, com carga horária de 20 horas, prevista para começar no próximo dia 23 de abril, no SESI Casarão da Indústria, na Praça João Lisboa, Centro. O público-alvo são estudantes iniciantes do curso da UFMA de BICT.

Fechar