Nessa quinta-feira, 11, na Sala de Espera Cirúrgica o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) promoveu atividades em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson.
O objetivo da campanha é conscientizar sobre a doença e incentivar as pessoas a agirem de forma a impactar o futuro da enfermidade, por meio da pesquisa, do cuidado e do planejamento de vida.
A fisioterapeuta Érica e a fonoaudióloga Silvana explicaram sobre as alterações funcionais que os pacientes apresentam e sobre a importância do tratamento multiprofissional.
Neste dia, uma aliança global de organizações de mais de 80 países mobiliza a comunidade para provocar mudanças, pedindo aos afetados pela doença que se levantem, falem e se unam para acabar com o Parkinson.
“É preciso quebrar o estigma em torno da doença, liderar o apelo para financiar avanços médicos e colocar o Parkinson no passado”, frisou a fisioterapeuta.
Gerenciado pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão conta com 46 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); e com três centros cirúrgicos, além de posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo e alas especializadas no tratamento pediátrico e de idosos.