O primeiro protótipo em tamanho real da aeronave elétrica desenvolvida pela Eve Air Mobility, empresa fundada pela Embraer, está programado para ser concluído até o final de 2024, quando os testes de voo do equipamento devem ser iniciados.
A previsão para o início das operações comerciais da EVE-100 é em 2026, ano em que a empresa espera obter a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conforme afirmou o presidente da Embraer X, Daniel Moczydlower, durante o WebSummit, realizado no centro de convenções Riocentro.
Os primeiros testes de voo com o protótipo do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) começarão até o final deste ano e serão conduzidos na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
A fase de testes e desenvolvimento visa fornecer relatórios e dados para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que está iniciando o processo de regulamentação dos chamados “carros voadores”. Não há regulamentação específica para os eVTOLs, uma vez que este modelo é recente na aviação internacional.
“Uma das principais vantagens competitivas da Eve é poder contar com toda a infraestrutura já existente da Embraer. Isso nos permite ser mais ágeis e ter um menor custo de desenvolvimento”, afirmou o CEO da Embraer X.
O projeto da aeronave elétrica foi originalmente incubado pela Embraer X. Atualmente, a Eve Air Mobility é uma empresa independente, listada na Bolsa de Nova York, com a Embraer como principal acionista.
A carteira de pedidos para o veículo voador EVE-100 já conta com 2.800 encomendas, totalizando US$ 8,6 bilhões em valor. Os clientes incluem operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados em todos os continentes. A Eve Air Mobility revelou que 335 veículos foram encomendados no Brasil, incluindo 100 para a Avantto, 50 para a Helisul, 50 para a OHI (Revo), 40 para a FlyBIS, 25 para a Flapper e 70 para a Voar.
“A primeira leva de pedidos será entregue assim que a Anac certificar os veículos”, afirmou Moczydlower. “Prevemos um início gradual nos primeiros anos, mas com um aumento significativo em 2027 e 2028”, completou o presidente.
A primeira fábrica de eVTOL da Eve será estabelecida em Taubaté, no estado de São Paulo. O modelo de negócios não contempla a venda direta da aeronave para pessoas físicas, mas sim o uso comercial semelhante ao de companhias de táxi aéreo, com voos de dez a 15 minutos.
O potencial do mercado de mobilidade aérea urbana é estimado em dois bilhões de passageiros por ano, a ser alcançado entre 2030 e 2035, segundo estimativas da Embraer X. A empresa tem como objetivo democratizar o transporte aéreo, oferecendo viagens urbanas de curta distância a preços acessíveis.
“Nossa projeção é que os voos tenham um preço que não seja muito superior ao de um táxi, especialmente para evitar duas horas no trânsito. A ideia é pagar um valor semelhante por um voo de dez minutos”, prevê Moczydlower.
O compartilhamento de viagens, o uso de baterias elétricas e os custos de manutenção são apontados como vantagens comparativas dos eVTOLs da Embraer. O veículo será totalmente elétrico, alimentado por bateria, e capaz de transportar quatro passageiros além do piloto, por uma distância de até 100 quilômetros.