Moto e MAC fazem primeiro jogo da “nova” semifinal na terça

A FMF não marcou para amanhã (21) para os clubes se programarem melhor. Já a data do segundo “Maremoto” será alinhavada com as competições da CBF

Fonte: Redação - França Melo

Dirigentes reunidos na sede da FMF para decidirem a “nova” semifinal


Em reunião realizada na manhã de sexta-feira (19), Federação Maranhense, clubes (Sampaio, MAC e Moto), juntamente com secretários da Sedel e Semdel, além do corpo de bombeiros, definiram a data do primeiro duelo entre Moto e Maranhão, pela “nova” semifinal do Campeonato Maranhense, será na próxima terça-feira (23), às 19h30, no estádio Castelão.

A FMF não marcou para amanhã (21) para os clubes se programarem melhor. Já a data do segundo “Maremoto” será alinhavada com as competições da CBF, mas certamente, só acontecerá depois das estreias de Moto e MAC na Série D, dia 27 ou 28 de abril (sábado ou domingo), sendo que o Papão estreia em São Luís contra Tocantinópolis e o Macão fora contra Fluminense-PI.

Além disso, no dia 27 de abril (sábado), o Sampaio enfrenta Figueirense-SC, às 17h, no Castelão, pela 2ª rodada da Série C. Talvez, em razão disso, o jogo do Moto deve ser adiado já que o Castelão, por conta das chuvas, não pode ter jogos seguidos e o Nhozinho Santos está sem laudo técnico e passando por reparos, por conta do temporal de domingo (14) que adiou o Samará.

Também tem, provavelmente na quarta-feira (1º de maio) o duelo Sampaio x Fluminense-RJ, pela 3ª fase da Copa do Brasil, no Castelão. A FMF tenta junto a CBF alinhavar uma data melhor para esse jogo para realizar no dia 1º/05, o segundo “Maremoto”. A nova semifinal foi programada após o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por unanimidade punir o Tuntum com a perda de seis pontos e mais multa de R$ 5 mil.

Na 1ª fase do Estadual, o Tuntum fechou o G4, com 19 pontos, mas caiu para 13 pontos e perdeu a vaga para o quinto, que foi o Moto, com 17 pontos. Assim, os jogos de Tuntum x MAC foram anulados, bem como Sampaio 3×3 MAC, pela 1ª final do Estadual. Já as duas vitórias do Sampaio sobre o Imperatriz foram mantidas, 2 a 0, no Frei Epifânio e 3 a 0, no Castelão.

 

Moto ainda tentou paralisar Estadual, mas TJD-MA negou

O Tuntum teve o atleta Wadson suspenso por 4 jogos pela comissão disciplinar do TJD-MA (Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão), num julgamento realizado numa sexta-feira, mas no dia seguinte (sábado), atuou na vitória sobre o MAC (2×0). O Moto recorreu, mas perdeu por maioria na comissão disciplinar porque os auditores defenderam a tese de que a punição do atleta deveria começar a ser cumprida no 1º dia útil (2ª feira), ou seja, depois do jogo contra o MAC.

O Moto recorreu alegando que a punição tem efeito imediato e que já teria até uma jurisprudência no STJD sobre esse caso. Porém, o pleno do TJD-MA, por 5 a 3, nem julgou o mérito, apenas a alegação do Tuntum de não ter sido intimado pelo Tribunal, que quem recebeu a comunicação do TJD-MA (tal de Fernando) não faria mais parte do clube.

No entanto, na quinta-feira (18), o STJD por unanimidade condenou o Tuntum, com a perda de seis pontos e mais multa de R$ 5 mil. O Moto quando recorreu ao pleno do TJD-MA, já entrou com mandado de garantia, pedindo a paralisação do Campeonato, mas o Tribunal do Maranhão negou e dessa forma, a FMF teve que marcar os jogos entre MAC x Tuntum, que agora foram anulados.

Fechar