Obesidade e Envelhecimento – Benefícios do Licopeno
Obesidade e diabetes são condições associadas não apenas a doenças viscerais, mas também a alterações na fisiologia da pele. Alterações cutâneas semelhantes ao envelhecimento geralmente resultam de pele seca devido à diminuição do conteúdo de água do estrato córneo e aumento da perda de água transepidérmica (TEWL); alterações no ph da pele devido à diminuição da secreção de sebo; uma camada dérmica mais fina e diminuição do conteúdo de colágeno; aumento dos produtos finais de glicação avançada (AGEs) na pele.
Licopeno
Os carotenóides são micronutrientes essenciais, que não podem ser sintetizados pelo homem e devem ser obtidos através da alimentação.
O licopeno, o pigmento vermelho dos tomates, melancia e algumas outras frutas, é um dos principais carotenóides.
A ingestão de alimentos ricos em licopeno tem sido associada à menor prevalência de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e algumas formas de câncer. Estudos clínicos intervencionistas limitados indicaram sua capacidade terapêutica de retardar o desenvolvimento da aterosclerose carotídea, propriedades anti-infecciosas e anti-inflamatórias, melhora dos parâmetros associados à hiperplasia da próstata, benefício no manejo do câncer de próstata, além de proteger a pele dos danos causados ??pelos raios UV.
Estudo Comprova
Este estudo explorou o efeito sistêmico do licopeno e do chocolate amargo (DC) na microbiota intestinal, sangue, metabolismo hepático, oxigenação do tecido muscular esquelético e pele.
Resultados
ü Houve alterações dependentes da dose no perfil da microbiota intestinal em todos os três grupos de licopeno com um aumento da abundância relativa de, por exemplo, Bifidobacterium teenis e Bifidobacterium longum. Isso também foi acompanhado por alterações dependentes da dose no sangue, metabolismo hepático, músculo esquelético e parâmetros da pele;
ü A suplementação dos participantes com todas as formulações de licopeno por um mês resultou em reversão significativa dos parâmetros de sebo e corneócitos associados à idade. Também para o GAL-PUFA foi observada uma redução, embora estatisticamente não significativa. A formulação GAL-PUFA foi mais eficaz em melhorar os parâmetros celulares da pele, enquanto GAL-MSFA foi mais eficaz para os parâmetros sebáceos;
ü A taxa de esfoliação de corneócitos foi reduzida em cerca de 23% para a primeira formulação e em 9-11% para a última. Além disso, não apenas a taxa de esfoliação foi reduzida pela suplementação de licopeno, mas também o dano dessas células. O número de aglomerados de corneócitos reticulados foi reduzido em 36% para GAL-PUFA e em 29 a 47% por GAL-MSFA;
ü Além disso, houve redução significativa da carga total das bactérias gram-negativas na superfície da pele, mas apenas por suplementação com GAL-MSFA. No grupo de GAL-PUFA houve tendência semelhante, mas estatisticamente insignificante.
Referências bibliográficas
MICHALAK, M.; PIERZAK, M.; KRECISZ, B.; SULIGA, E. Bioactive Compounds for Skin Health: A Review. Nutrients, 13, n. 1, p. 203, 2021.