Publicidade
Carregando anúncio...

Corpo de Bombeiros do Maranhão participa de encontro global da ONU

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, ressaltou o empenho do governador Carlos Brandão para garantir a participação maranhense no encontro mundial.

Fonte: Com informações da assessoria
Evento contou com participação de especialistas nacionais e internacionais dos cinco continentes e militares de todas as corporações de bombeiros do Brasil (Foto: Divulgação)
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) participou da reunião técnica do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (Insarag), rede humanitária global ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), especializada nas buscas e resgates urbanos em terremotos e estruturas colapsadas. Realizado na última semana, em Belo Horizonte (MG), o evento contou com participação de especialistas nacionais e internacionais dos cinco continentes e militares de todas as corporações de bombeiros do Brasil.O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, ressaltou o empenho do governador Carlos Brandão para garantir a participação maranhense no encontro mundial. “É um demonstrativo do firme compromisso da gestão com a cooperação humanitária internacional, na resposta a grandes desastres. A presença da nossa corporação reforça a busca pela padronização de procedimentos operacionais, a nível mundial, e vai refletir em uma atuação mais eficaz”, pontuou.O encontro global foi sediado no Brasil pela primeira vez. Durante seis dias, foram debatidos vários temas, como o fortalecimento das capacidades nacionais, gestão da informação, protocolos e técnicas para operações de busca e resgate. Estas tratativas vão nortear a criação de uma equipe humanitária multidisciplinar brasileira, permanente e de pronto emprego, para atender apelos internacionais durante grandes desastres.Entre as contribuições do evento está o fortalecimento das capacidades de resposta das corporações a desastres, sobretudo os relacionados a ocorrências extremas, como inundações, deslizamentos e enxurradas, além de incêndios de grandes proporções.”Resultante deste grande evento, o Maranhão terá bombeiros integrando importante grupo de especialistas em ocorrência de desastres em estruturas colapsadas, em qualquer lugar do mundo”, informou o coronel Célio Roberto.

O encontro teve coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Secretaria Nacional de Defesa e Proteção Civil (Sedec) – órgão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Fechar