Espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” fará temporada única em São Luís

Com duração de 80 minutos e classificação indicativa de 14 anos, a peça dramática terá sessões gratuitas no Teatro João do Vale

Fonte: Com informações da assessoria
(Foto: Dalton Valerio)

SÃO LUÍS – Com dramaturgia e atuação de Leonardo Netto e direção de Fabiano Dadado de Freitas, o espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, sucesso de público e crítica por todo o Brasil, terá temporada especial no Maranhão a partir do dia 24 de abril (quarta-feira), no Centro Histórico de São Luís, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Fulminante Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Considerado um manifesto artístico contra a homofobia na sociedade moderna, que discute diversas questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTQIA+ em geral, a peça, vinda diretamente do Rio de Janeiro, fará duas sessões especiais no Centro da capital maranhense: nos dias 24 e 25 de abril (quarta e quinta), às 20h, no Teatro João do Vale, localizado na Rua da Estrela, 283.

O teatro conta com capacidade para 215 lugares em cada sessão. O 1º lote foi disponibilizado on-line e 60% dos ingressos já foram retirados. Atualmente, os ingressos estão no 2º lote e podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo. Importante ressaltar que os ingressos retirados on-line deverão ser validados na bilheteria até 15 minutos antes de cada sessão – caso contrário, serão liberados ao público presente.

Destaque nos palcos brasileiros desde 2019, “3 Maneiras de Tocar no Assunto” já foi assistida por mais de 15 mil espectadores – inclusive, recebeu os prêmios Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito, Ator e Categoria Especial, pela direção de movimento de Marcia Rubin), APTR-RJ (Melhor Autor e Iluminação) e Cenym de Teatro Nacional (Melhor Monólogo), acumulando quase 20 indicações em premiações.

A montagem reúne três solos escritos e interpretados por Leonardo Netto, colocando em pauta questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTQIA+ em geral.

Os textos do espetáculo fazem uma interlocução direta com o público: o que há, afinal, de tão incômodo, maléfico e repugnante na homossexualidade? Por que, através dos tempos, ela teve sempre de ser punida? Por que a orientação sexual de uma pessoa pode a transformar num cidadão de segunda classe, com menos direitos que o resto da população?

“Homofobia mata todo mundo: o pai que teve a orelha arrancada por beijar o filho, os irmãos que foram linchados por andarem abraçados. Não adianta achar que você está livre porque você não é gay. Vivemos um retrocesso de entendimento sobre isso, um conservadorismo estúpido. A população LGBTQIA+ no Brasil está alijada de quase 70 direitos previstos na Constituição”, ressalta Leonardo Netto, que abordou o tema por três instâncias distintas: a Escola, a Lei e o Estado.

Com classificação indicativa de 14 anos e duração de 80 minutos, o drama irá percorrer, entre abril e julho de 2024, as regiões Nordeste e Norte do Brasil, realizando apresentações com ingressos gratuitos.

Todas as sessões serão 100% acessíveis com intérpretes de Libras, audiodescrição, monitoria para pessoas com deficiência intelectual e em locais com estrutura como corrimões, rampas, banheiros adaptados, iluminação adequada e plateia com reserva de espaços para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

SERVIÇO

O QUÊ: sessões gratuitas do espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” em São Luís;

QUANDO: nos dias 24 e 25 de abril – quarta e quinta-feira, às 20h;

ONDE: Teatro João do Vale (Rua da Estrela, 283 – Centro, São Luís);

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos;

INGRESSOS: gratuitos;

BILHETERIA: Lote de ingressos retirada presencial: disponível na bilheteria do teatro, 1h antes das apresentações (40% da capacidade do teatro); lotes de ingressos com retirada on-line: esgotado (60% da capacidade do teatro);

CAPACIDADE: 215 (duzentos e quinze) lugares;

CONTATO: (98) 99968-2033 – Gustavo Sampaio.

Fechar