Terra indígena maranhense recebe encontro para combate à fome e mudanças climáticas

A partir destas interações e o conhecimento técnico-científico da Embrapa, o projeto visa à construção conjunta de sistemas produtivos de referência, com foco na produção de alimentos com qualidade nutricional e na conservação ambiental

Fonte: Redação: Flávia Bessa. Colaboração: José Rey e Renata Olive
(Foto: Divulgação)

Em abril de 2024, aconteceu o primeiro encontro do Projeto Sistemas Agroflorestais de Referência para combate a fome e mudanças climáticas promovido pela Embrapa, Fundo Vale e parceiros. O encontro foi realizado no município de Amarante-MA, no Território Indígena Araribóia, dos povos indígenas Guajajaras, e objetivou prospectar demandas e identificar os principais desafios de produção naquele terrítório.

O intuito também foi conhecer as experiências locais em sistemas agropecuários e conservação florestal, considerando o conhecimento indígena tradicional. A partir destas interações e o conhecimento técnico-científico da Embrapa, o projeto visa à construção conjunta de sistemas produtivos de referência, com foco na produção de alimentos com qualidade nutricional e na conservação ambiental.

O evento reuniu representantes e técnicos da Embrapa, Instituto Tukàn, Comissão de coordenação de lideranças e caciques do território indígena Araribóia – Ccocalitia, representantes e indígenas da comunidade Tenetehar – Guajajaras, UAIMA – União dos agricultores Indígenas do Estado do Maranhão, grupo indígena dos Guardiões da Floresta, Funai, Secretaria Municipal de Agricultura de Amarante, Fundo Vale, Ministério dos Povos Indígenas e Governo Federal.

Fechar