A segunda edição da Caravana da Mulher Empreendedora levou dezenas de serviços para a população do município na quarta-feira (24), com o apoio de parceiros do Sistema S, judiciário, órgãos de governo estadual e municipal.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apoiou a ação levando os serviços do Programa de Saúde da Mulher Rural e a palestra “Florescer no campo: empreendedorismo e empoderamento feminino”.
“Muito importantes ações como essa pra dar à população acesso a serviços nem sempre disponíveis com facilidade. A situação é ainda mais desafiadora quando se trata da população rural e é por isso que estamos aqui, cumprindo nossa missão”, destaca o vice-presidente da Faema, Carlos Antônio Feitosa, que representou a instituição na solenidade oficial de abertura.
Saúde da Mulher Rural
Pela primeira vez inserido na programação da caravana, o Programa de Saúde da Mulher Rural tem como objetivo realizar exames preventivos do câncer de colo do útero, e prestar orientações para garantir a saúde íntima da mulher rural.
Além do exame e das orientações feitas por profissionais de saúde, a instituição também distribui kits de higiene pessoal para que as mulheres atendidas possam aplicar em casa os bons hábitos que aprenderam durante a atividade.
“Essa é uma ação de promoção social e sabemos o quanto é importante levar essa mensagem e essas informações para a população rural, despertando também a autoestima dessas mulheres”, disse a coordenadora estadual do programa no Senar-MA, Yolanda Batista.
Empreendedorismo
As participantes da caravana também participaram da palestra “Florescer no campo: empreendedorismo e empoderamento feminino”, que foi ministrada pela instrutora credenciada ao Senar, Jamilda Ribeiro.
O objetivo foi inspirar e orientar as participantes para as oportunidades de transformar suas atividades rurais em oportunidades e modelos de negócios.
A Caravana da Mulher Empreendedora aconteceu no Complexo Educacional Manoel Mariano de Sousa, no centro da cidade. Além do Senar, a ação da Secretaria de Estado da Mulher teve a parceria do Procon, Sedes, Setres, Sefaz, Senai, Senac, Sesi, Sebrae, Emserh, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.