Após ignorar convite, secretária de Educação de São Luís é convocada para dar explicações sobre escolas fechadas

Câmara Municipal aprovou, também, convocação da secretária de Saúde e do ex-secretário Cultura para prestar.

Fonte: Redação

Caroline Salgado faltou a uma reunião na Câmara Municipal de São Luís (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) aprovou, essa semana, requerimentos de convocação das secretárias Caroline Salgado (Educação) e Ana Carolina Mitri (Saúde), além do ex-secretário Maurício Itapary (Cultura) para prestar informações sobre possíveis denúncias de irregularidades e atividades realizadas pelas pastas que atuam ou já atuaram.

O primeiro pedido de convocação, direcionado à secretária Caroline Salgado, titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), foi apresentado pelo vereador Raimundo Penha (PDT) na sessão da terça-feira, 23.

Na ocasião, o parlamentar pedetista decidiu transformar o convite em convocação ao qual, como agente pública, a secretária é agora obrigada a atender. A data foi marcada para a próxima terça-feira, dia 30 de abril, a partir das 9h, no plenário Simão Estácio da Silveira.

Entre os assuntos que serão debatidos pode-se destacar uma denúncia feita pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PSB), com base em um levantamento do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de São Luís (SindEducação) dando conta que 22 escolas da rede de ensino municipal estariam fechadas, deixando mais de 11 mil alunos fora das salas de aula em pleno período letivo.

Recentemente, em pronunciamento na Casa, o parlamentar informou que esteve na Secretaria de Educação a convite da própria Caroline, para tratar de diversos problemas relacionados à pasta, incluindo um registrado na UEB José Rosa, no bairro São Bernardo, que ela se comprometeu a resolver. Mas que, ainda assim, manteve seu convite, para que os demais vereadores tenham a oportunidade de fazer seus questionamentos. “O meu objetivo não é constranger ninguém, é resolver o problema, e o problema persiste”, concluiu Penha.

Leia também: Defensoria Pública verifica carência de vagas em todas 7 regiões de educação de São Luís

A convocação direcionada à secretária de Saúde, Ana Carolina Mitri, foi protocolada pelo vereador Pavão Filho (PSB), para que a titular da Semus possa prestar esclarecimentos no dia 14 de maio.

O parlamentar quer informações sobre a reforma do Hospital da Criança, as obras do Socorrão II, reformas em outras unidades de saúde municipais e sobre a celebração de contratos na área da saúde, entre outros temas pertinentes ao sistema.

Por fim, a convocação do ex-secretário de Cultura, Maurício Itapary, agendada para o dia 6 de maio, foi feita pelo Coletivo Nós (PT).

De acordo com a proposição, o ex-titular da Secult deverá esclarecer os contratos para a realização dos eventos de Pré-Carnaval e Carnaval de 2024 e Natal de 2023, bem como a contratação do Instituto Juju e Cacaia – Tu és uma Benção para a realização do Carnaval de 2024.

Fechar