Carlos Lula homenageia trabalhadores em discurso na Assembleia Legislativa

O parlamentar destacou a significância universal da data e exaltou a contribuição dos trabalhadores para o progresso do país.

Fonte: Da Assessoria

Carlos Lula destacou a significância universal da data e exaltou a contribuição dos trabalhadores para o progresso do país (Foto: Ilano Lima)

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) utilizou a tribuna, nesta terça-feira (30), para prestar homenagem ao Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira (1º). O parlamentar destacou a significância universal da data e exaltou a contribuição dos trabalhadores para o progresso do país.

“Em nome da classe trabalhadora, eu reafirmo nosso compromisso com a transformação social e a busca incansável por dignidades e direitos. Nesse 1º de maio, nós recordamos as lutas históricas que moldaram o movimento operário em todo o mundo. E assim como a foice e a espada que simbolizam a luta do trabalhador do campo e da cidade, que estão na insígnia do PCdoB [Partido Comunista do Brasil], eu faço aqui uma homenagem para a gente sempre voltar e compreender o que significa o Dia do Trabalhador”, disse Carlos Lula.

O deputado relembrou a origem da data. Em 1886, na cidade de Chicago (EUA), trabalhadores se uniram para reivindicar mudança na jornada de trabalho para oito horas diárias. A manifestação resultou em seis operários assassinados e 50 gravemente feridos.

“Mais de 100 anos depois, celebramos esses mártires e reafirmamos nosso compromisso com a dignidade e os direitos dos trabalhadores. As vidas perdidas naquela praça não foram em vão. Devemos sempre lembrar que, se hoje comemoramos o Dia do Trabalhador, é graças àquela luta”, enfatizou.

Em sua homenagem ao Dia do Trabalhador, o parlamentar destacou a relevância dos profissionais da saúde, que não apenas enfrentaram a linha de frente da pandemia da Covid-19, mas também encaram diariamente os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O SUS materializa a solidariedade, a justiça social. Devemos fortalecer e investir em infraestrutura, mas, sobretudo, valorizar os trabalhadores e garantir o acesso universal da saúde às pessoas. Esses trabalhadores da saúde merecem mais que aplausos. Eles precisam de verdadeira valorização profissional com salários dignos e condições de trabalho adequadas. A exaustão física e mental é uma realidade, e a discriminação enfrentada por muitos profissionais tem que ser combatida”, afirmou.

Carlos Lula também destacou com orgulho sua trajetória no Sistema Único de Saúde, onde atuou como gestor público, contribuindo para a expansão dos serviços de saúde no Maranhão.

“Aprendi muito no SUS como secretário de Saúde e presidente do Conass. Ainda hoje, me surpreendo com a complexidade e a capilaridade do sistema. O SUS representa um marco civilizatório para todos nós, e é fundamental reafirmar, neste Dia do Trabalhador, que o SUS não existiria sem a força de trabalho de vocês, trabalhadores e trabalhadoras do SUS. Neste Dia do Trabalhador, seguimos juntos, pois a esperança é a maior ferramenta de transformação da sociedade”, concluiu o parlamentar.

Fechar