A doutora em Botânica e farmacêutica, Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, conhecida como Terezinha Rêgo, de 91 anos, faleceu no Hospital UDI na madrugada desta sexta feira, 3, em São Luís do Maranhão.
Há uma semana, Terezinha Rego deu entrada no UDI Hospital depois de sofrer uma queda e bater a cabeça. A Professora teve trauma na face e nos exames feitos no hospital foi constatado que ela estava com pneumonia.
Terezinha Rego teve uma vida dedicada ao estudo do poder de cura das plantas. Uma das descobertas mais famosas dela é o tratamento para curar sinusite e outras doenças respiratórias, utilizando o princípio ativo da planta popularmente conhecida como “cabacinha” ou “buchinha do norte”.
Terezinha fundou o Herbário Ático Seabra na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e foi a responsável pela criação dos projetos de fitoterapia em comunidades carentes do estado.
O amor e dedicação ao estudo de plantas medicinais fez com que ela catalogasse mais de 10 mil e 800 espécies da flora maranhense, grande parte fruto do tempo em que passou na aldeia indígena Canela.
Além de doutora em Botânica, foi membro fundadora da Academia Maranhense de Ciências; livre Docente em Botânica Geral, permaneceu três anos na Universidade de São Paulo (USP), como bolsista da Capes, onde concluiu sua tese defendida em 1977 na Universidade Federal do Maranhão; foi eleita, em Cuba, representante de Etnobotânica junto à América Latina, de 1990 a 1994; representou no Maranhão a Sociedade Botânica do Brasil; fundou o herbário Ático Seabra; coordenou o Polo de Biotecnologia do Maranhão (MAR-BIO); foi professora titular do Departamento de Farmácia da UFMA e coordenou projetos de fitoterapia em comunidades carentes do Maranhão por meio do programa estadual Farmácia Viva.
Corpo será Cremado
O velório da Doutora Terezinha Rêgo ocorre nesse momento no Salvatore Funeral Home, na Avenida Avicenia, 3, Calhau, em São Luís.
Às 15hs o corpo da Farmacêutica será levado para o Cemitério Jardim da Paz, na estrada de Ribamar.
Às 16 horas ocorrerá a Cerimônia de despedida, e, em seguida a Cremação.