O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) realizou nesta sexta-feira, 3, mais uma ação de fiscalização em supermercados da capital. Durante todo o dia, dois estabelecimentos foram fiscalizados pelas equipes do órgão, o Mix Mateus do João Paulo e o Mateus da Forquilha. A operação resultou na apreensão de mais de 300 produtos impróprios para o consumo, interdição de um freezer de armazenamento de peixes, além do registro de outras infrações contra direitos do consumidor.
Durante a fiscalização no Mix Mateus do João Paulo, os fiscais encontraram algumas irregularidades, tais como; ausência de balanças de precisão em condições de acessibilidade para os consumidores, produtos com embalagens amassadas e avariadas, o que os tornaram impróprios para o consumo. No total, 314 mercadorias foram apreendidas nos setores de bebidas, peixaria e frios, hortifruti, temperos, entre outros. Um freezer no setor de pescados chegou a ser interditado.
No Mateus da Forquilha, as equipes do órgão também encontraram produtos com avarias, alguns abertos e danificados, além de itens sem data de validade e em locais com falhas de refrigeração.
As situações encontradas resultaram em autos de infração, que deverão ser respondidos pelo estabelecimento no prazo de 20 dias.
Consumidores que encontrarem irregularidades nesse e em outros estabelecimentos podem formalizar suas denúncias no site procon.ma.gov.br ou aplicativo do Viva/Procon.