Testes da conexão 2D2 começam a ser realizados em São Luís

Anatel divulgou que testes com tecnologia direct-to-device iniciam neste mês de maio e vão até o próximo mês

Fonte: Com Felipe Freitas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou este mês o início dos experimentos da tecnologia de conexão direta-a-dispositivo (D2D). Os ensaios D2D serão conduzidos em São Luís e serão concluídos até junho.

Este tipo de tecnologia possibilita que dispositivos móveis estabeleçam conexões diretas com satélites e sirvam como centros para outros celulares.

Em março, quando a Anatel anunciou os preparativos para este teste, a Claro e a TIM manifestaram interesse na tecnologia D2D. As operadoras utilizarão os satélites da AST SpaceMobile para a conexão direta-a-dispositivo.

Conforme explicado pela agência no comunicado oficial, os ensaios serão realizados utilizando satélites em órbita baixa (LEO, na sigla em inglês). Os satélites operarão na frequência de 800 MHz, utilizando a mesma faixa de radiofrequência empregada no sistema de telefonia móvel terrestre. Uma vantagem dessa tecnologia é que os dispositivos móveis não precisarão passar por adaptações para usar a conexão D2D.

De acordo com a Anatel, o início dos testes D2D coloca o Brasil entre os países pioneiros nesse tipo de tecnologia. Durante este período de avaliação, a Agência analisará os aspectos técnicos e regulatórios da conexão D2D. Após os testes, a Anatel deverá dar seguimento a etapas para avaliar a implementação da tecnologia em larga escala.

Conexão direct-to-device (D2D)

A tecnologia direct-to-device permite que smartphones e outros dispositivos com conexão celular (como alguns smartwatches e tablets) se conectem às redes de satélites — geralmente usando a sinais 4G ou 5G. Isso permite que os dispositivos contem com uma maior rede de cobertura e sejam capazes de realizar chamadas, enviar mensagens e conectar-se à internet.

Ilustração intitulada de “A Cellphone Tower in Space” mostra os diversos pontos de conexão para o serviço de telefonia via satélite

Algumas das empresas que estão trabalhando nessa tecnologia são a Starlink e a AST SpaceMobile. Esta última virou notícia em 2023, quando seus satélites foram utilizados para que um Galaxy S22 Ultra realizasse uma chamada via satélite usando a rede de telefonia da AT&T.

A diferença desse caso para a tecnologia D2D é que os satélites podem ser menores. O equipamento usado pela AST SpaceMobile durante a ligação com o Galaxy S22 Ultra funciona como uma antena no espaço.

Fechar