O deputado estadual Carlos Lula (PSB) se reuniu, nessa segunda-feira, 13, com o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) para requisitar uma intensificação do policiamento no Centro Histórico de São Luís. Essa solicitação surge em meio a diversos relatos de aumento da criminalidade na principal área turística da capital.
“Há algumas semanas percebemos o aumento do número de furtos no Centro Histórico de São Luís. Desde a pandemia, o local passou por um esvaziamento da ocupação, alguns comércios se desestruturaram, algumas pessoas saíram de lá, o que deixou o local mais propício para a ocorrência de assaltos”, disse o parlamentar.
O comandante da PMMA destacou que o policiamento na região já começou a receber reforço desde a última sexta-feira (10). Para esta semana, a área histórica deve receber mais reforço nas ações do órgão de segurança.
“Com a chegada dos novos policiais iremos reforçar ainda mais o policiamento na região. Eles farão o estágio na área central de São Luís, então será um policiamento diferenciado”, afirmou o coronel Paulo Fernando.
O vereador Wesley Costa (PSB) também participou da reunião e destacou a importância do reforço do policiamento na região. “Ficamos muito felizes com a notícia do reforço do policiamento no Centro Histórico de São Luís e iremos continuar acompanhando para garantir que essa situação não permaneça e que os empreendimentos possam funcionar na sua totalidade que as pessoas possam circular pelo Centro Histórico e que a gente consiga construir uma cidade viva como deve ser”, pontuou o vereador.
Segundo dados do Observatório do Turismo da Cidade de São Luís, a capital maranhense apresentou um crescimento no fluxo turístico no ano passado. Aproximadamente, a cidade recebeu 2,6 milhões de visitantes, isto é, mais de 200 mil turistas por mês.
Com as proximidades das tradicionais festividades juninas, o fluxo de pessoas do Centro Histórico deve ter um aumento considerável, se comparada a outras épocas do ano. A solicitação do deputado Carlos Lula antecipa as ações preventivas na região.