Os aplicativos que acabam com a bateria do seu celular

Alguns apps podem acabar rapidamente com a bateria do celular, principalmente com recursos de localização e atualização em segundo plano ativos

Fonte: Da redação

Certos tipos de aplicativos podem acelerar o esgotamento da bateria em celulares Android e iPhone (iOS). As redes sociais estão entre os principais culpados, pois exibem vídeos e imagens que aumentam o tempo de uso da tela. Aplicativos de streaming e jogos também contribuem para o problema, pois exigem alta resolução durante seu funcionamento.

A seguir, conheça mais sobre essas e outras plataformas que consomem a bateria do seu celular e veja dicas para evitar a necessidade de recarregar o aparelho várias vezes ao dia.

1. Redes sociais

Redes sociais podem acelerar o descarregamento do celular, principalmente pelo consumo de fotos e vídeos. Isso porque, naturalmente, os usuários passam grande parte do dia utilizando esses aplicativos, aumentando o tempo de tela, exigindo mais a energia do aparelho. As plataformas também utilizam diversos recursos do telefone, o que também pode aumentar significativamente o uso da bateria. O Instagram e o Facebook, por exemplo, usam a localização do dispositivo para oferecer uma experiência personalizada, com recomendações de conteúdos locais que possam gerar interesse. Para resolver esse problema, você pode desativar o acesso dessas plataformas à sua localização. Além disso, certifique-se de que os aplicativos serão fechados quando você não estiver usando.

2. Apps de localização

Aplicativos de localização, como o Google Maps e Waze, precisam de acesso constante à localização do dispositivo para funcionar corretamente, esgotando rapidamente a bateria do celular. Esse tipo de app usa funções de GPS e a localização em tempo real para oferecer as melhores rotas aos usuários.

Para garantir que as plataformas funcionem perfeitamente e, ao mesmo tempo, poupar a bateria do seu celular, uma alternativa é mudar a configuração de localização para “Durante o uso do app”. Dessa maneira, a função de GPS será interrompida caso o aplicativo não seja utilizado em primeiro plano.

3. Apps de streaming

Os aplicativos de streaming são focados na exibição de filmes, séries, documentários e outros tipos de conteúdos. Plataformas como Netflix e Amazon Prime Video podem acabar rapidamente com a bateria do telefone, devido à exibição de conteúdo em alta resolução, além do uso da internet e da necessidade de manter a tela acesa — o display é uma das principais razões que afeta a carga do celular. Para lidar com a questão, uma opção é diminuir o brilho da tela quando estiver assistindo em ambientes escuros, por exemplo.

4. Apps de chamada de vídeo

Aplicativos de chamada de vídeo também são vilões da bateria do celular, devido a duas razões: além de manterem uma alta qualidade nas imagens exibidas durante a ligação, eles também necessitam de internet para garantir o sucesso na comunicação. Dessa maneira, opções como o Google Meet e Skype podem drenar a carga mais rápido do que você gostaria. Para aumentar o tempo da bateria do dispositivo, é possível diminuir o brilho da tela antes de fazer chamadas e usar o modo escuro sempre que possível.

5. Jogos

Jogos disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), como Call of Duty e Free Fire, também usam a bateria do seu dispositivo rapidamente. As plataformas trabalham com muitos recursos de uma vez, com o intuito de apresentar excelentes gráficos. Além disso, usam constantemente a internet e podem funcionar em segundo plano. Nesses casos, o próprio usuário deve analisar o uso. Caso esteja em ambientes sem pontos de recarga, a melhor opção é não abrir jogos pesados, que sejam executados em alta qualidade.

Fechar